O greide é a inclinação vertical do eixo da estrada, formando-se os aclives e declives ajustados por uma curva de concordância vertical.
Diferença de nível É a distância vertical entre o plano de referência e a cota ou altitude de um ponto no terreno.
[ Topografia ] Que representa um terreno tendo em conta relevo, ângulos ou diferenças de nível (ex.: mapa altimétrico).
O Brasil é um país de altitudes modestas: cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m. O território não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território.
O mapa altimétrico é aquele em que o relevo do terreno é representado. A altimetria também chamada hipsometria é o ramo da topografia que estuda o conjunto de métodos e procedimentos para determinar e representar a altura ou relevo de cada ponto em relação a um plano de referência.
batimetria. Medida de profundidade de uma massa de água como os mares, lagos, rios (topografia do fundo imerso). A batimetria é expressa cartograficamente por curvas batimétricas que são curvas que unem pontos de mesma profundiadade com equidistâncias verticais, à semelhança das curvas de nível topográfico.
Clique na guia referente ao que você deseja medir. No mapa, passe o cursor sobre um ponto e clique em um ponto de partida para sua medição. Em seguida, passe o cursor sobre outro ponto e clique em um ponto de destino. A medição será mostrada na janela "Régua".
Oriente seu mapa – Usando a bússola oriente a seta que indica o norte do mapa para a mesma posição. Coloque a bússola em um lugar plano em cima do mapa para isso. Vá girando o mapa até a seta e a indicação de norte estiverem na mesma direção.
Para uma correta leitura das curvas de nível, é preciso considerar que todos os pontos situados em uma mesma linha estão localizados em uma mesma altitude, esta sempre representada de forma numérica.
Algumas dicas para entender um mapa
Para possibilitar a leitura, o mapa deve conter a identificação clara do significado dos símbolos e cores adotados na representação. É importante também que não estejam muito carregados, com excesso de informações que comprometam a apreensão visual.
Resposta. Para ler e entender um mapa é preciso atentar aos elementos que o compõe. Dentre eles os principais são: →A legenda e as convenções cartográficas (com a identificação de símbolos e cores correspondentes).
Resposta. Mapa, representação de uma área geográfica ou parte da superfície da Terra, desenhada ou impressa em uma superfície plana. Contém uma série de símbolos convencionais que representam os diferentes elementos naturais, artificiais ou culturais da área delimitada no mapa.