Questão 4. O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. ... Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
1 - Qual das alternativas abaixo apresentam as corretas ca- racterísticas do movimento artístico Barroco? A- Razão; emprego da luz e sombra em alto contraste; pers- pectiva.
O barroco foi a época de máximo desenvolvimento de instrumentos como o cravo e o órgão, mas também surgiram várias peças para grupos pequenos de instrumentos, que iam de três até nove instrumentistas.
Violino : instrumento de corda com cordasque tem quatro cordas sintonizadas em intervalos de quintos. Viola : É semelhante ao violino, mas maior. ... Oboé : instrumento da família dos ventos de madeira, mais agudo que o clarinete. Fagote: um instrumento musical com um tubo cônico provido de uma língua dupla.
A cantata é tida como o tipo mais importante de música de câmara vocal do período barroco. O gênero ficou um pouco esquecido nos períodos posteriores, como o Classicismo e o Romantismo, e retornou no século XX com alguns compositores que resgataram elementos da música antiga em suas obras.
Nesta edição, o Caderno de Música irá destacar os principais compositores do barroco tardio, como Domenico Scarlatti, François Couperin, Jean-Philippe Rameau, George Philipp Telemann e os três principais nomes da fase final do barroco: Bach, Haendel e Vivaldi.
A música barroca se iniciou no final do século XVI e durou até a metade do século XVIII. Este período possui um número variado de características de estilo, como o uso do baixo contínuo e a ênfase nos contrastes de textura, andamento e volume sonoro.
É considerada uma das épocas musicais mais longas, fecundas, revolucionárias e importantes de música ocidental, e provavelmente, também, a mais influente. O período Barroco teve início na Itália e seus precursores foram Giovanni Gabrieli e Claudio Monteverdi.
Esta palavra tem origem incerta, na verdade, há várias teorias sobre sua etimologia. Afirma-se que vem do vocábulo português barroco, uma pérola embutida nas rochas e que apresenta uma aparência irregular. Segundo outra avaliação, provém do francês baroque, que equivale a irregular, extravagante ou bizarro.
História. A forma musical concerto pode ser encontrada a partir do século XVI, entre os anos de 1520 e 1580, com a criação do Concerto para Cravo e em obras vocais de Andrea Gabrieli ou Ludovico da Viadana sem forma ou estrutura típica.
A ópera surgiu da união da poesia dramática e da música. ... A ideia mais aceita é a de que a ópera como a conhecemos hoje surgiu no século 16, na Itália, quando músicos, cantores, poetas e dramaturgos se reuniam para produzir espetáculos batizados de “comédias madrigais”.
O Concerto se caracteriza por ser um gênero ou estilo instrumental no qual o som de um único instrumento solista, ou um pequeno grupo, é posto em contraste com o som de uma grande orquestra. O gênero foi consolidado no período barroco e, nesta época, dava-se o nome de Concerto Grosso.
O Sinfônica em Concerto e o Lírico em Concerto são as apresentações, na íntegra, dos programas parcialmente apresentados no dia anterior ao meio-dia no Grande Teatro do Palácio das Artes. ... Além dos corpos artísticos, os concertos contam com a frequente participação de maestros, solistas ou cantores convidados.
Sala de concerto é uma sala de espetáculos exclusiva para concertos sinfônicos e camerísticos.
Quando for um substantivo, a palavra conserto, grafada com 's', refere-se ao ato de consertar; reparação; compostura; arranjo; remendo. Quando for a forma verbal de consertar, significa arranjar, compor, reparar. Observe os exemplos: O conserto do carro ficou caríssimo!
O gênero Concerto se caracteriza pelo contraste entre um instrumento solista e uma orquestra. ... Diferente do concerto, em uma Sinfonia não há instrumento principal de destaque, embora existam solos ocasionais de um ou outro instrumento no decorrer da obra.
Hoje em dia, ela também é utilizada para nomear orquestras profissionais, o que as distingue é que a sinfônica é mantida pelo governo, seja pelo poder público municipal, estadual ou federal, enquanto a filarmônica por associações que arrecadam os próprios fundos para o grupo.
Resposta: O concerto é caracterizado pelo destaque de um solista diante da orquestra. Diferente do concerto, em uma sinfonia não há instrumento principal. Uma sonata é executada geralmente por um ou dois solistas.
A orquestra de câmara é um grupo instrumental composta por um menor número de músicos e instrumentos musicais do que se comparada com uma orquestra. Normalmente realiza apresentações em ambientes restritos, daí o nome "câmara", que nesse caso é referência ao local destinado a apresentação.
Uma orquestra (do grego antigo ὀρχήστρα, "lugar de dança", por alusão ao espaço semicircular situado em frente ao palco do teatro grego, onde dançava o coro) é um agrupamento instrumental utilizado geralmente (mas nem sempre) para a execução de música de concerto.
O prefixo da palavra filarmônica tem origem no grego philos, que quer dizer “amigo de”. Isso vem da ideia de que, lá atrás, orquestras desse tipo eram financiadas por “grupos de amigos”. Já as orquestras sinfônicas eram, em sua origem, sustentadas pelo estado.