crossorigin="anonymous">
Líquidos que não se misturam entre si são chamados de imiscíveis. ... O álcool não se mistura com a água porque a camada de óleo separa os dois líquidos. Veja mais!
Num dos copos (copo 1) deita 2-3 colheres pequenas cheias de sal e mexe até dissolver. Continua a adicionar sucessivas colheradas de sal, mexendo sempre. Só se adiciona uma nova colher de sal depois de se ter dissolvido completamente o sal deitado antes.
Já no exemplo 2, com o sal dissolvido na água, obtemos uma mistura heterogênea entre dois líquidos: a solução salina e o óleo. Para separar estes dois sólidos, utilizamos o processo de decantação. Neste processo, utilizamos um funil de bromo apoiado em um suporte universal, como mostrado na Figura 5.
A dissolução fracionada pode ser utilizada para separar uma mistura entre areia e sal de cozinha, por exemplo. Ao adicionar água, apenas o sal será solubilizado pela água, e a areia formará uma fase sólida, que pode ser separada da fase líquida (água + sal de cozinha) usando um filtro simples.
Voltando ao exemplo da mistura de areia e sal, surge a pergunta: como podemos recuperar o sal dissolvido, separando-o da água para que volte ao estado sólido e possa ser utilizado? O método utilizado para se retirar o sal da água do mar, por exemplo, ocorre quando há evaporação da água ou cristalização do sal.
O sal de cozinha regular tem um tamanho médio de 100 micrômetros, ou 0,01 mm. Note que outros tipos de sais domésticos, como o kosher ou o grosso, terão dimensões médias bastante diferentes. O açúcar refinado comum tem um tamanho médio de 500 micrômetros, (0,5 mm), ou cinco vezes maior do que o sal de cozinha.
Líquido: Sal refinado diluído em água mineral. Light: Possui 50% menos sódio, indicado para pessoas com hipertensão arterial. Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum.