Lente que apresenta a parte central mais larga que as bordas. Atua na convergência dos raios luminosos antes de chegarem ao olho, permitindo a criação do ponto focal na retina. Palavras-chave: Ótica, lentes, convexas, convergentes, luz, retina, visão, correção, hipermetropia. ...
Formação de imagem com lentes delgadas. Uma lente é um objeto transparente com duas superfícies refratoras cujos eixos centrais coincidem: o eixo comum é o eixo central da lente. ... Se, inicialmente, os raios de luz forem paralelos ao eixo central da lente e ela os fizer convergir, diz-se que é uma lente convergente.
Lente esférica é o sistema óptico constituído por dois meios homogêneos e transparentes. ... Denominamos lente esférica uma associação de dois dioptros na qual um deles é necessariamente esférico, enquanto o outro pode ser esférico ou plano.
A curva base é a curvatura da parte posterior das lentes de contato. É importante, pois é ela que irá se encaixar na curvatura do seu olho proporcionando uma boa adaptação e conforto. Quanto menor o número, maior a curva da lente. ... Diâmetro é a distância entre as bordas da superfície da sua lente.
A coluna “esférico”, também denominada de “Esf.”, indica quantos graus de miopia ou hipermetropia há em cada olho. ... E na coluna “Cilíndrico” ou “Cil.” indica, em cada olho, o grau de astigmatismo. O grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente, mas apenas em um determinado eixo.
O Grau Esférico é representado pela coluna ESF. Ele indica quantos graus de miopia (dificuldade para enxergar de longe) ou hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) você possui. ... Assim: se tiver um sinal positivo (+), você tem hipermetropia. Mas, se o sinal é negativo (-), você tem miopia.
Lentes mais grossas na parte superior e inferior nas lentes para eixo do grau de 0 e 25 graus e 165 e 180. Já quando o eixo é entre 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas têmporas. Ou seja, nas laterais das lentes.
EIXO: Determina a localização do Astigmatismo. DP: Distância Pupilar, espaço entre uma pupila e outra. Essa medida servirá para que as pupilas estejam alinhadas ao centro óptico da lente dos óculos.
O meu grau de miopia é alto ou baixo?
O campo “cilíndrico” e “eixo” correspondem ao astigmatismo, e a sigla D.P. significa “distância pupilar”. No exemplo abaixo, a pessoa possui 1,75º de hipermetropia (sinal positivo no campo “esférico”) para perto, e não possui astigmatismo ou miopia.
O Grau Esférico da lente é representado na receita de óculos pela coluna ESF. Nela vai estar indicado quantos graus de miopia ou hipermetropia você tem, em cada olho. Ou seja, se você tem dificuldade em enxergar de longe (VL) ou de perto (VP). O que vai apontar cada problema é o sinal na receita de óculos.
Para definir a lente para ver de perto, a ótica deve somar os valores dos graus da hipermetropia e da presbiopia. Por exemplo, se o paciente tem 1,5 grau de hipermetropia e 1,0 grau de presbiopia, o grau final da sua lente para ler de perto deverá ser +2,50 (1,50 + 1,00).
Enjoo e tontura. Fadiga ocular ou cansaço nos olhos. Distorções nas imagens (por exemplo, imagens inclinadas)
Independente de ser para miopia, hipermetropia ou presbiopia – a lente correta existe para, virtualmente, qualquer prejuízo visual. Obviamente, se você adquiriu um novo par de óculos e não consegue enxergar nitidamente com ele, você pode ficar bastante frustrado.
"A regressão espontânea é possível, mas não é comum", explica Samir Jacob Bechara, oftamologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A regressão da miopia pode ser natural, mas, às vezes, pode mascarar alguma mudança no organismo.
ÓCULOS OU LENTES DE CONTATO – Miopia, hipermetropia e astigmatismo são erros de refração e as causas mais comuns da visão embaçada. Eles acontecem quando a curva do olho fica no caminho da luz focando diretamente na retina – que processa os raios de luz em sinais que o cérebro consegue ler.
A visão turva ou embaçada é um sintoma relativamente comum, especialmente em pessoas que têm algum problema de visão, como miopia ou hipermetropia, por exemplo. Nesses casos, geralmente indica que pode ser necessário corrigir o grau dos óculos e, por isso, é importante marcar uma consulta no oftalmologista.
Visão turva ou “visão embaçada” refere-se a uma diminuição da acuidade visual, a “ver mal”, ou falta de nitidez da visão que resulta na incapacidade de ver detalhes finos.
Limpeza das lentes:
O ideal é deixar o objeto secar naturalmente ou usar um lenço de papel. Outro cuidado importante é com o uso de álcool. O único que pode ser usado sem estragar os óculos é o isopropílico. O produto, no entanto, não contribui para evitar o embaçamento.
Use um pedaço de papel guardanapo (de preferência o mais macio que tiver), dobre pouco menos da metade e coloque por dentro da máscara, na parte onde é encaixada seu nariz. Dessa forma, a umidade será isolada no pedaço de papel evitando que as lentes embacem e possam te atrapalhar em algumas tarefas.
Jamais lave as lentes com água ou soro fisiológico. Mas no caso de não conseguir identificar o problema, recorra ao oftalmologista, que poderá lhe indicar o melhor método para que a lente não embace mais. Talvez seja o caso de fazer uma desimpregnação com o médico, periodicamente, garantindo a saúde ocular.
Uma das soluções caseiras para lente de contato mais utilizadas é a solução salina, produzida dissolvendo o sal em água destilada. Existem riscos ao utilizar uma solução que não é fabricada comercialmente e têm passos importantes que devem ser seguidos para evitar danos aos olhos.