É uma doença silenciosa? Não, a anemia em crianças não é uma doença silenciosa. Os primeiros estágios da deficiência de ferro geralmente não apresentam sintomas, mas a anemia instalada vai sempre cursar com alterações clínicas como palidez, fadiga, fraqueza, sono excessivo e inapetência, que são os principais sintomas.
Há tratamento para anemia infantil? Como a anemia mais comum nas crianças se dá pela falta de ingestão de ferro, o tratamento mais indicado é a inclusão de alimentos ricos nesse mineral na dieta da criança. As carnes são os alimentos com maior quantidade de ferro, com destaque para o fígado de boi.
3 dicas simples para curar a anemia
Anemia: mães com essa condição podem amamentar, mas devem procurar o médico, primeiro para avaliar qual é o tipo – o mais comum é que a anemia seja causada por falta de ferro, mas também ocorre deficiência de vitamina B12 ou causas genéticas –, depois para tomar as medidas necessárias e ajustar a alimentação.
Qual é o melhor horário para da Vi-Ferrin para criança? O melhor horário para administrar qualquer composto que tenha ferro é 15 a 20 minutos antes das principais refeições onde irá ocorrer a melhor absorção independente do sal, isto é, quelato, sulfato, ferropolimaltosado.
Ferro é um elemento melhor absorvido com o estômago vazio. Assim o ideal é que você tome o medicamento 30 minutos antes da próxima refeição.
Por sua vez, a SBP indica o uso de suplementos de forma preventiva até a criança atingir 2 anos de idade. Um dos motivos é que a exposição antes das 10 e após as 16 horas, quando os raios solares indicem de forma mais oblíqua, como no inverno, pouca vitamina é sintetizada pela pele.
O sulfato ferroso (gotas) é melhor aproveitado se administrado com suco de laranja, limão ou acerola, uma vez que a vitamina C facilita o aproveitamento do ferro. O leite costuma dificultar a absorção de ferro, neste caso, é recomendável dar o sulfato ferroso longe das mamadas.
Bula do Sulfato Ferroso Gotas FURP
Qual a prescrição da suplementação de sulfato ferroso para crianças? Para crianças entre 6 meses e 24 meses de vida você deve prescrever a suplementação de ferro na dose de 1mg de ferro elementar/Kg/dia.
O sulfato ferroso é indicado para prematuros, mas não deve ser usado em crianças nascidas à termo e, especialmente, que mamem corretamente. “O ferro do leite materno é muito bem absorvido, e as fórmulas lácteas também são fortificadas com ele”, aponta Cardoso.
Os bebês e as crianças devem obter o ferro e outras vitaminas através de uma dieta equilibrada e saudável. Eles provavelmente não precisarão de um suplemento se comerem alimentos ricos em ferro suficientes. Exemplos de alimentos com alto teor de ferro: Carnes vermelhas, incluindo carne bovina, e fígado.
administrar ferro para todo bebê em aleitamento materno ou em uso de fórmula infantil, a partir da introdução da alimentação complementar (6 meses), na dose de 1 mg/kg/dia, até os 2 anos de idade.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Deficiência de ferro manifesta (com sintomas): Ingerir, via oral, 20 a 40 gotas (100 a 200 mg de ferro elementar) por dia, preferencialmente próximo às refeições. A utilização de Dexfer (ferripolimaltose) deverá ser realizada por 3 a 5 meses até a normalização dos valores de hemoglobina.
Dos primeiros dias de vida até o primeiro ano de idade, os bebês devem receber 400 Unidades Internacionais de vitamina D, conforme orientação das entidades médicas norte-americanas e brasileiras. Isso representa, por exemplo, duas gotas de um conta-gotas, por dia.
A Vitamina C possui propriedades antioxidantes e pode ser usada para ajudar a melhorar a resposta imunológica do corpo. As gotas podem ser tomadas com água, suco ou ainda de acordo com orientação médica. Modo de usar: 1 a 3 gotas por dia para recém-nascidos ou 1 gota por quilo de peso por dia para crianças.
Crianças. 10 gotas, 3 vezes ao dia. Considerando que 1 mL é equivalente a 24 gotas. Cada gota contém 8,33 mg de vitamina C.
Em relação à necessidade de ingestão diária, um bebê de 6 a 12 meses precisa de 50 mg de vitamina C por dia, quantidade que pode ser obtida por meio do leite materno. Já as crianças que têm entre 1 e 3 anos precisam de 15 mg da vitamina por dia e aquelas entre 4 e 8 anos devem receber cerca de 25 mg diariamente.
A UNICEF recomenda suplementação de vitamina D (200 a 400UI/dia) quando a luz solar for inadequada e em alguns bebês que tem um risco mais alto de deficiência (ex. crianças de pele escura).
Protovit® Plus é indicado como suplemento vitamínico: Em períodos de crescimento acelerado; Para recém-nascidos, lactentes e crianças em fase de crescimento; Para prevenção do raquitismo; Como auxiliar do sistema imunológico.
Vitamina D, ferro e zinco são fundamentais para a imunidade das crianças. “Os nutrientes que mais influenciam a imunidade das crianças são a vitamina D, o ferro e o zinco”, afirma a pediatra Flávia Bello.
"A carne é muito importante para garantir o ganho de peso saudável, já que ela apresenta um alto nível de ferro e de vitamina C, mas caso a criança se recuse a comer, uma dica é abusar de sucos naturais após a refeição, dessa forma a absorção do ferro inorgânico fica mais fácil".
A abundância de frutas, legumes, verduras e grãos disponíveis no Brasil é enorme. Procure também variar os tipos e cortes de carne (frango, carne bovina e peixe), além de ovos, leite, iogurte natural e derivados. Se o seu filho torce o nariz para determinado alimento, tente oferecê-lo de outra forma.
Uma boa dica para enriquecer a alimentação de um bebê com 4 meses, que está abaixo do peso ou que emagreceu por causa de uma doença, por exemplo, é transformar as frutas em purê, como banana, pera ou maçã, adicionar 1 a 2 colheres de sopa do leite do bebê e oferecer esse purê ao meio da tarde.
Servir quantidades menores de comida, mas com mais frequência.
Para engordar de maneira saudável algumas vitaminas são necessárias, como a vitamina B6 e B12 para auxiliar o aumento da massa muscular; e vitamina C e E, para facilitar o ganho de peso. Além disso, o hormônio insulina e a creatina beneficiam o aumento de massa muscular.