EQST

O Que Justa Desigualdade Para Plato?

O que é justa desigualdade para Platão?

A justa desigualdade para Platão era a desigualdade social (e aparente) que era justificada por uma desigualdade essencial (intrínseca) entre os sujeitos.

Quais as características de uma cidade justa?

Platão acreditava que somente aqueles que detinham o conhecimento seriam capazes de governar, sendo assim ele determinou que uma cidade justa era divida em três categorias: Artesãos : aqueles que cuidariam dos serviços gerais da cidade, mantendo-a limpa e em ordem.

Como Platão entendia a desigualdade social?

Platão considerava justo que houvesse tratamentos e privilégios sociais diversos - ou seja, diferentes, não - iguais - entre os sujeitos se eles fossem, de fato, diferentes - por motivos intrínsecos - uns dos outros.

O que é desigualdade social para Rousseau?

Rousseau acreditava que existia dois tipos de desigualdade:A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida ...

O que é desigualdade social na filosofia?

Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. Isto se torna um problema para uma região ou país quando as distância entre as rendas são muito grandes dando origem a fortes disparidades.

Como Rousseau caracteriza a origem da sociedade?

Rousseau dizia que a sociedade influenciava decisivamente o individuo:"todo homem nasce bom e a sociedade o corrompe". entao sua concepçao é de que o homem é formado pelo sociaddade mas ,o contrario tbm é verdadeiro:é o individou quem forma a sociedade.

O quê Rousseau entende por igualdade?

A relação liberdade-igualdade está presente em toda a obra de Rousseau, chegando a constituir-se como o cerne de sua filosofia. Rousseau afirma que uma pessoa só consegue ser feliz se estiver livre para desenvolver suas vontades e instintos naturais. Rousseau em sua obra sugere a existência de um homem bom.

O que o homem perde através do contrato social e a sua liberdade?

“O que o homem perde pelo contrato social é a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo quanto aventura e pode alcançar. O que com ele ganha é a liberdade civil e a propriedade de tudo que possui” (ROUSSEAU, 1987, p. 36).

Por que a sociedade corrompe o homem?

Segundo o filósofo Jean-Jacques Rousseau, “o ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe” a corrompe”. A frase nos leva a perceber que as ações do ser humano não passam de um reflexo do meio em que o sujeito indivíduo vive e se constrói.