EQST

O Que Icidh?

O que é Icidh?

O documento é uma revisão da International Classification of Impairments, Disabilities, and Handicaps (ICIDH), primeira tentativa da OMS de organizar uma linguagem universal sobre lesões e deficiências, publicada em 1980 2.

Como funciona a CIF?

A CIF oferece uma linguagem padronizada e uma base conceitual para a definição e mensuração da incapacidade, e ela fornece classificações e códigos. Ela integra os principais modelos de incapacidade - o modelo médico e o modelo social - como uma “ síntese biopsicossocial”.

Qual a diferença entre deficiência e incapacidade?

Explico melhor. A deficiência é algo inerente ao corpo, à condição física ou intelectual da pessoa, por exemplo, a cegueira e a síndrome de Down. Esteja o mundo acessível ou não, a deficiência está lá. Já a incapacidade é o resultado da relação entre a deficiência e as eventuais barreiras do meio.

O que é funcionalidade em Fisioterapia?

Funcionalidade humana, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde, é um termo macro que designa os elementos do corpo, sua funções e estruturas, as atividades humanas e a participação do ser humano nos processos sociais, indicando os ...

O que quer dizer a palavra funcionalidade?

substantivo feminino Qualidade do que desempenha corretamente a função para a qual foi desenvolvido. ... Característica de funcional, do que funciona ou desempenha determinada função; funcionalismo. Etimologia (origem da palavra funcionalidade).

Qual o objetivo da CIF relacionada à saúde do trabalhador?

A CIF permite coletar dados vitais sobre tipos e níveis de funcionalidade e incapacidade de modo consistente e comparável internacionalmente, fornecendo a base para compor dados em nível nacional, ajudando a guiar o desenvolvimento de políticas nesta área.

Quais as principais mudanças quando se substitui o uso do CID Código Internacional de Doenças pela CIF?

Com a utilização do CIF, tem-se uma noção de dificuldades e danos que as pessoas sofrem ou podem vir a sofrer com uma determinada doença, com menos foco na causa, e sim nas consequência, o que permite um diagnostico mais amplo e que leva a dar mais importância a doenças que poderiam não estar no CID, mas que podem ...