As Ligas Camponesas foram organizações de camponeses formadas pelo Partido Comunista do Brasil (PCB) a partir de 1945. Foi um dos movimentos mais importantes em prol da reforma agrária e da melhoria das condições de vida no campo no Brasil.
A coluna, que reúne camponeses de oito dos nove estados nordestinos, foi batizada de “Ligas Camponesas” em homenagem aos movimentos campesinos que eclodiram entre as décadas de 1940 e 1960 em desafio à opressão dos donos de engenho do Nordeste e das ditaduras do Estado Novo e militar.
Resposta. Os movimentos sociais do campo são aqueles que envolvem o campesinato, isto é, os trabalhadores rurais. Entre as suas principais bandeiras de luta estão a reforma agrária, a melhoria das condições de trabalho e o combate ao processo de substituição do homem pela máquina no meio agropecuário.
As principais reivindicações dos camponeses diziam respeito à luta contra a fome e às más condições de vida acentuadas durante a crise do século XIV.
Em novembro de 1961, realizou-se o 1º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais, em Belo Horizonte, reunindo 1,6 mil participantes. Entre eles, estavam representantes da União dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas do Brasil (Ultab), das Ligas Camponesas, do Master, do movimento estudantil e da ação católica.
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira.
Os movimentos sociais são uma forma de contestar diretamente o contexto político que os grupos minoritários possuem. ... Os movimentos sociais em si tem com forte característica uma sociedade plural, onde os fundamentos são construídos em torno de um conflito político, onde tem interesses pessoais ou coletivos.
São exemplos dos novos movimentos sociais, exceto: a) Movimento feminista.