A Questão das Investiduras, Querela das Investiduras, Controvérsia das Investiduras, ou mesmo Guerra das Investiduras foi um conflito entre o papado e o Sacro Império Romano Germânico, que ocorreu entre 1075 e 1122, que teve como objeto o poder de nomear bispos.
A Questão das Investiduras foi o conflito que envolveu a Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico durante os séculos XI e XII, e que questionava a supremacia do Poder Temporal sobre o Espiritual, ou a supremacia do poder do Imperador sobre o dos eclesiásticos. A ameaça pagã no reino cristão dos romanos.
Questão 3. O que ocorreu no ano de 1122 para cessar a “Questão das Investiduras” ou a “Querela das Investiduras”? a) Resolução de Paris, firmada entre o Papa Gregório Magno e o rei Carlos Magno.
Resposta. foi o conflito que envolveu a Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico durante os séculos XI e XII, e que questionava a supremacia do Poder Temporal sobre o Espiritual, ou a supremacia do poder do Imperador sobre o dos eclesiásticos.
A investidura leiga era a nomeação de bispos, abades e outros oficiais da Igreja por senhores feudais e vassalos. O governante secular geralmente investia o eleito/nomeado com a insígnia de seu cargo eclesiástico, enquanto o papa coroava imperador do Sacro Império Romano (eleito pelos príncipes alemães eleitores).
substantivo feminino Ação de investir, de dar ou tomar posse de um cargo. Posse.