crossorigin="anonymous">
Fissão nuclear é a quebra do núcleo em menores núcleos (libera energia). Fusão nuclear e a união de núcleos atômicos (libera energia).
Aplicações da fissão nuclear
A fusão nuclear é a junção de núcleos atômicos, produzindo um núcleo de maior número atômico que os originais. Esse processo também libera muita energia: toda a energia do Sol é proveniente de reações de fusão nuclear. Não somente no Sol, mas em todas as estrelas do universo.
Na física nuclear o processo de fissão nuclear é a quebra do núcleo de um átomo instável em dois núcleos menores pelo bombardeamento de partículas como nêutrons. ... O processo de fissão é uma reação exotérmica onde há liberação de energia e ocorre em usinas nucleares e em bombas atômicas.
Ocorre naturalmente no sol.
Dentro do reator nuclear.
O princípio básico de funcionamento de qualquer usina térmica é igual: a queima do combustível fóssil ou a fissão do combustível nuclear produz calor. O calor aquece a água, transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina, à qual está acoplado um gerador elétrico, que produz eletricidade.
A produção da energia nuclear não ocorre por meio de queimas, o que auxilia na redução de gases poluentes na atmosfera. Esta pode ser considerada uma vantagem, já que, ao optar por esta fonte, seria possível reduzir drasticamente a emissão de gases e poluentes causadores do efeito estufa.
O enriquecimento é feito pela adição de gás hexafluoreto de urânio às centrífugas que separam o isótopo mais adequado à fissão nuclear, o U-235. O urânio com baixa concentração de U-235 (de 3% a 5%) é usado para a produção de combustível de usinas nucleares.
O ambientalista refuta a tese de que a energia nuclear é uma fonte limpa, que não emite gases poluentes. ... Segundo Torres, o percurso pelo qual o urânio, minério usado para a geração de energia que abastece as usinas Angra, passa para ser levado ao enriquecimento, representa uma “grande queima de gás carbônico”.
A energia nuclear apresenta vários aspectos positivos, sendo de fundamental importância em países que não possuem recursos naturais para a obtenção de energia. ... - As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás; - Não contribui para o efeito estufa.
* Energia nuclear é cara demais A energia nuclear tem altíssimos custos (na construção) e no processo de enriquecer o urânio. Também altos custos para o depósito do lixo atômico, além dos custos de descontaminação e demolição (decommissioning) dos reatores velhos que não são declarados.
Inicialmente, a Energia Nuclear foi utilizada para fins militares, gerando experiências catastróficas como em Hiroshima e Nagasaki. Entretanto, atualmente, esse tipo de energia vem sendo utilizada, principalmente, para fins pacíficos. ... Na medicina, a tecnologia nuclear é utilizada na cura ou prevenção de câncer.
Por ser uma fonte de energia altamente concentrada e de elevado rendimento, diversos países utilizam a energia nuclear como opção energética. As usinas nucleares já respondem por 16% da energia elétrica produzida no mundo. ... A Coreia do Sul, China, Índia, Argentina e México também possuem usinas nucleares.
A participação do Brasil na produção de energia elétrica é pequena em comparação com a de outros países, sendo que, em 2010, ela foi responsável por 1% da geração de energia por fonte nuclear no mundo.
Energia nuclear eh um dos tipos de produção de energia mais limpos que existe. Além de ser muito eficiente. ... Mais limpos não né, tem os resíduos nucleares ou lixo tóxico como preferir que tem que ser armazenados em galões e guardados pro resto da vida.
Resposta. o principal papel dessas fontes de energia é que elas sejam uma alternativa em relação a fontes poluidoras da atmosfera... como elas não liberam gases do efeito estufa elas são importantes saídas para o preocupante aquecimento global.