crossorigin="anonymous">
Para poder ser um Promotor Público, o profissional deve ter 3 atributos primordiais:
No Ministério Público Estadual, quando se trata do Promotor de Justiça, este atua perante o juiz de direito de cada comarca. Quando o Promotor de Justiça é promovido, ele passa a atuar perante o Tribunal de Justiça e o cargo muda de nome, passando a se chamar Procurador de Justiça.
É nomeado pelo presidente da República dentre integrantes da carreira com mais de trinta e cinco anos de idade, e seu nome deve ser aprovado pela maioria absoluta do Senado Federal após arguição pública.
A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo publicou o edital de concurso PGE SP em 2018 ofertando 100 vagas para o cargo de Procurador do Estado Nível I, com remuneração de R$
Atualmente, o procurador-geral da República recebe um salário de R$ 26,7 mil, o mesmo valor pago aos ministros do Supremo, que recebem o teto do funcionalismo público....
Resumo do Concurso PGE RJ Procurador
Para poder ser um Procurador do Estado, é necessário ter curso superior de Direto e estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma exigência determinada em Constituição. Também podem existir mais requisitos, dependendo do Estado. Em alguns, por exemplo, é necessário ter tempo de prática jurídica.
A Procuradoria Geral do Estado é o órgão responsável pela representação judicial do Estado, de seus órgãos e entidades. Este órgão também é responsável por prestar consultoria ao Executivo estadual. Logo, o Procurador do Estado tem a função de patrocinar judicialmente os interesses da Administração Pública Estadual.
I - assessorar os vereadores e demais funcionários do legislativo nos assuntos jurídicos da Câmara; II - defender, judicial ou extrajudicial os interesses e direitos da Câmara; III - emitir parecer sobre consultas formuladas pelo Presidente, demais vereadores ou pelos Órgãos da Câmara, sob o aspecto jurídico e legal; ...
Junto ao poder público, procurador é um advogado, geralmente concursado, que representa, conforme determinado em lei, uma pessoa jurídica de direito público, seja no processo judicial, seja em questões extrajudiciais. A lei é que confere o mandato ao procurador e determina quais os seus poderes.
Executa atividades jurídicas manifestando-se sobre questões de interesse da Câmara Municipal, bem como, representa o Poder Legislativo Municipal em questões judiciais ou extrajudiciais que necessitem de profissional especializado da área.