O que fazer para evitar o bicho geogrfico? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Para não correr o risco de ser contaminado pelo bicho-geográfico é preciso evitar andar sem sapatos e não sentar em locais onde possam ter passado fezes de cães e gatos. Caso vá andar descalço em terrenos onde possam ter a doença, lave os pés com água fria.
Quanto tempo dura uma larva migrans?
A duração do processo é muito variável podendo curar-se espontaneamente ao fim de 2 semanas ou durar meses. A larva migrans quando desaparece espontaneamente, sem tratamento, pode reaparecer semanas ou meses depois. O sintoma que mais incomoda é a coceira, podendo, inclusive, impedir o paciente de dormir.
O que é bicho geográfico na pele?
Cientificamente chamado de Larvas migrans cutâneas, o bicho geográfico é uma infecção de pele ocasionada por parasitas que vivem no intestino de cães e gatos e que contaminam uma pessoa quando tem contato com resquícios das fezes desses animais. Esses parasitas se chamam Ancylostoma braziliense e o Ancylostoma caninum.
Como prevenir larva migrans?
Quanto à prevenção, evitar andar descalço em locais onde cães e gatos transitam, recolher as fezes de seu cão, deixá-lo em casa quando for à praia e levá-lo ao veterinário periodicamente impedem que você e outras pessoas se contaminem.