Saber quais são os efeitos colaterais dos medicamentos, tratar condições de saúde associadas o quanto antes, evitar o consumo de gordura e bebidas alcoólicas, e passar longe de drogas e esteroides anabolizantes são as melhores maneiras de prevenir a ginecomastia.
A remoção cirúrgica de tecido da mama é frequentemente o método de escolha para assegurar que todo o tecido da mama necessário é removido. A lipoaspiração pode ou não ser feita em conjunto com a excisão do tecido mamário.
Graus da Ginecomastia A ginecomastia pode ser classificada em 3 graus de acordo com a classificação de Simon. Grau 1: Aumento pequeno da mama, visível, sem excesso de pele. Grau 2: Aumento moderado da mama, com ou sem excesso de pele. Grau 3: Aumento acentuado da mama com grande excesso de pele.
Cirurgia plástica dos órgão genitais femininos.
Assim como as mulheres, os homens também podem sentir desconforto nas mamas, o que na maioria das vezes é causado por pancadas durante uma atividade física ou no trabalho ou até mesmo devido à irritação do mamilo no atrito com a camisa.
Na ginecomastia causada por um desequilíbrio entre os hormônios masculinos e femininos, o tratamento com remédios é a principal opção para tentar regular e estabilizar os hormônios. Um exemplo de um remédio para ginecomastia é o Tamoxifeno, mas o médico também pode recomendar o Clomifeno ou o Dostinex, por exemplo.
Recuperação após a cirurgia Após a cirurgia de ginecomastia são necessárias, em média, duas semanas para voltara a movimentação normal. O paciente também deverá usar um colete elástico no período pós-operatório, por cerca de 30 a 45 dias, com o objetivo de melhorar a aderência da pele ao tórax.
A Ginecomastia pode ser glandular (somente excesso de glândula mamária), gordurosa (com excesso de gordura apenas) ou mista (além de gordura há também tecido glandular excedente). Na maioria das vezes iniciamos a cirurgia realizando uma lipoaspiração nas mamas, e em seguida retiramos o excesso de glândula.
Ginecomastia seria o aumento real da glândula e a lipomastia seria o aumento de gordura na mama. Alguns pacientes podem ter um aumento do volume mamário não por aumento do tecido glandular, mas por um aumento de gordura.
O médico especialista em Ginecomastia é o Mastologista, ele, junto com o endocrinologista e o cirurgião plástico, poderão estabelecer o diagnóstico e realizar o tratamento da disfunção.
ENCARE A CIRURGIA
6 dicas para o homem perder barriga