O experimento aleatório está relacionado aos estudos da probabilidade, ele produz possíveis resultados que são chamados de espaço amostral. Entendemos por experimento aleatório os fenômenos que, quando repetidos inúmeras vezes em processos semelhantes, possuem resultados imprevisíveis.
Um ponto amostral é qualquer resultado possível em um experimento aleatório. Por exemplo: no lançamento de um dado, o resultado (o número que aparece na face superior) pode ser 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Então, cada um desses números é um ponto amostral desse experimento.
Situações ou acontecimentos cujos resultados não podem ser previstos com certeza. Um experimento ou fenônemo que, se for observado em condições idênticas, pode apresentar diferentes resultados é chamado de experimento ou fenômeno aleatório.
Podemos classificar os experimentos em dois tipos: aleatórios (casuais) e não aleatórios (determinísticos). ... Os experimentos que iremos estudar são os aleatórios, dos quais não sabemos o resultado a priori, ou seja, são acontecimentos cujos resultados não podem ser previstos.
A teoria da probabilidade é o ramo da Matemática que estuda experimentos ou fenômenos aleatórios e através dela é possível analisar as chances de um determinado evento ocorrer.
Um evento é chamado de certo, quando ele é igual ao espaço amostral. Por exemplo, qual é a probabilidade de sair um número ao lançarmos um dado? Ela é 100%, pois sempre sairá um número. Isso pode ser calculado dividindo o número de elementos do evento pelo número de elementos do espaço amostral.
A Teoria das probabilidades surgiu nos meados do século XVII, sendo atribuída sua autoria a Blaise Pascal (1623-1662), juntamente a Pierre de Fermat (1601-1665), ambos matemáticos e amigos de longa data.
Os alicerces da teoria do cálculo das probabilidades e da análise combinatória foram estabelecidos por Pascal e Fermat, as situações relacionando apostas no jogo de dados levantaram diversas hipóteses envolvendo possíveis resultados, marcando o início da teoria das probabilidades como ciências.
Como o dado tem 6 lados, a probabilidade de cair um número específico é resumida em: P = ?. Para fazer a intersecção entre os resultados iguais dos dois lados, é preciso aplicar a fórmula: P(A?B) = P(A) x P(B) -> P(dado 1 ?
Da forma como o problema está estruturado, a probabilidade de dar uma cara e uma coroa é de 2/4 ou, se você preferir, 1/2. Essa simplificação retoma o conceito de fração equivalente e possibilita reescrever a resposta na forma de porcentagem igual a 50%.