Níveis de Mensuração Uma escala fica perfeitamente determinada quando fixamos uma origem e uma unidade. Na matemática, geralmente a origem é fixada em zero por uma questão de conveniência. Da mesma forma a unidade é geralmente unitária.
A escala de razão é definida como uma escala de medição quantitativa que é caracterizada por um ponto zero absoluto, o que significa que não há valor numérico negativo.
Uma escala ordinal ou "ordenada" permite avaliar a atitude de um respondente em relação a um assunto específico usando um conjunto de respostas ordenadas.
Escala intervalar Refere-se a uma variável com propriedades de dados ordinais,é numérica, no entanto, não há ponto nulo natural, ou seja, o ponto zero é arbitrário.
Mensuração é o processo de atribuir números ou rótulos a objectos, pessoas, estados ou eventos de acordo com regras específicas para representar quantidades ou qualidades dos atributos. Regra é um guia, um método ou um comando que diz ao investigador como medir o atributo.
Significado de Mensuração substantivo feminino Ação ou efeito de medir ou mensurar. Determinação do valor de certas grandezas. Meio de investigação empregado em medicina e em antropologia para determinar certas dimensões ou para localizar determinados pontos anatômicos.
A escala proporcional, também conhecida por escala de razão, e a escala de intervalo são dois níveis de medida em que os atributos das variáveis são definidos quantitativamente. Existem quatro escalas de medição, as outras duas escalas são a escala nominal e a escala ordinal.
Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica.
Na área de medidas, dizemos que escala é a razão constante entre qualquer grandeza física ou química que permite uma comparação. Por exemplo, se um mapa apresenta a escala 1:50, significa que 1 cm no mapa é equivalente a 50 cm na área real. ... A indicação da escala geralmente consta no desenho ou mapa apresentado.
A escala semântica diferencial, também conhecida como escala diferencial semântica, é uma escala usada para medir o significado de coisas e conceitos. ... A vantagem da escala semântica diferencial é que é fácil de entender e é muito familiar entre os entrevistados.
A escala cartográfica
Assim, quanto maior a escala, menor a área representada e maior é a riqueza de detalhes, pois, quanto maior a escala, “mais próximo” da área representada o observador se encontra.
Exemplo: planta de uma casa e o mapa de um bairro. Escala pequena é quando estou me afastando do objeto real, por isso que o número vai aumentando. Exemplo: mapa do mundo, mapa da América do Sul e mapa do Brasil. Grande escala é o termo que se usa para se referir a algo grandioso, de grande magnitude.
Em teoria musical, a escala menor é uma escala diatônica cujo terceiro grau (chamado mediante) está a um intervalo de terça menor (um tom e um semitom) acima da tônica. Os graus 6º e 7º também são menores, em oposição aos graus 6º e 7º da escala maior, que são graus maiores.