crossorigin="anonymous">
A Ginástica na França baseou-se nas idéias dos alemães Jahn e Guts Muths e, apresentava além do caráter moral e patriótico, uma preocupação com o desenvolvimento social. ... Demeny, discordando do método sueco de Ling, propôs exercícios ginásticos completos, arredondados e contínuos (RAMOS, 1982).
A Ginástica Francesa A ginástica na França no final do século XIX era dividida em dois grupos. De um lado estava a ginástica circense, onde o principal objetivo era de entreter as pessoas. Do outro lado havia ginástica militar.
A escola francesa, que foi inserida no Brasil com a chegada da missão francesa (início da década de 1900), apesar de ter na metodologia do bailado militar “joinville le pont” seus principais exercícios, reforçava a necessidade da atividade física como meio de preservar a saúde de seu praticante, evitando eventuais ...
Esse método foi influenciado pelos métodos ginásticos europeus que foram implantados no Brasil, e buscava afirmar que a ginástica era um instrumento educacional capaz de promover a saúde e a retidão corporal dos alunos.
Francisco iniciou seu trabalho na Espanha, e em 1814, desenvolveu suas ideias no contexto da ginástica. Seu trabalho consolidou-se na França, no século XIX, na Escola de Ginástica Francesa. Em 1818, criou o Ginásio Militar, no qual deu origem a ginástica eclética, que misturou as técnicas e ideias de Guts Muths e Jahn.
O Movimento Ginástico Europeu surgiu no século XIX e teve como finalidade fortalecer, embelezar, corrigir e tornar saudáveis os corpos dos europeus. ... Para tanto, foram desenvolvidos tipos de exercícios específicos para cada parte do corpo, método ainda bastante utilizado hoje em academias de musculação.
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
Resposta. Desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia Antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam o exercício nus.
Resposta: Na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega (onde nasceu o ideal da beleza humana), já que a valorização do corpo era vista como algo imoral para os romanos, e satânica para os cristãos.
As atividades humanas durante o período da pré-história dependia do movimento, do ato físico. O homem dependia de força, velocidade e resistência para sobreviver. A situação de nomadismo fazia com que realizassem grandes caminhadas nas quais eram obrigados a lutar, correr, saltar e nadar.
Resposta: Existiam registros de jogos utilitários e recreativos dos tempos pré-históricos, principalmente a partir do período paleolítico. Tais práticas, como as de hoje, sempre tiveram seu próprio cerimonial e regras estabelecidas e, geralmente, tanto vencedores como vencidos aceitavam o resultado desportivamente.
A Educação Física já era presente nessa época antes mesmo de a chamarmos assim. Ela era FUNDAMENTAL para a sobrevivência do homem pré-histórico, pois ele tinha que caçar, pescar, coletar, fazer ferramentas... No paleolítico, ele era nômade, e tinha que ficar mudando de um lugar para outro.
Conclui-se que os cretenses praticavam diversos jogos (corrida a pé, saltos, touradas; danças, exercícios ginásticos; Pugilismo, Boxe, lutas e gladiadores; jogos de xadrez e caça). A educação física era praticada, como se pôde deduzir, sob os aspectos militar, esportivo, médico e rítmico.
O que é EDUCAÇÃO FÍSICA? A EDUCAÇÃO FÍSICA promove a saúde pela prática esportiva e condicionamento físico. ... A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.