crossorigin="anonymous">
O princípio da não-contradição foi (primeiramente) formulado por Aristóteles e diz-nos que uma proposição verdadeira não pode ser falsa e uma proposição falsa não pode ser verdadeira. Nenhuma proposição (na lógica clássica), portanto, pode ser os dois ao mesmo tempo.
Podemos agora definir “argumento”. Uma sequência de premissas que levam a uma conclusão é conhecida como argumento. Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão.
A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas.
A lógica consiste na ciência do raciocínio. Seu principal objeto de estudo é o pensamento, além das regras e leis que fazem o controle do mesmo. ... E as categorias lógicas são divididas em: instrumental, doutrina da prova, temporal e geral, formal, normativa e propedêutica. Espero ter ajudado, bons estudos!
As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal.
Para Aristóteles a lógica parte da compreensão a partir de três princípios: O da identidade; O de não contradição; E o terceiro de exclusão. Para o filósofo, a lógica parte da dedução e indução, por isso ela não pode ser classificada como uma ciência propriamente dita.
As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica, ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal. ... Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática, nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.
Aristóteles define a ciência como conhecimento verdadeiro, conhecimento pelas causas, por meio do qual é possível superar os enganos as opinião e compreender a natureza da mudança, do movimento.