O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se.
A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, se da pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. ... A saída de ar dos pulmões, a expiração, se dá pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
Expiração Em seguida ocorre a saída de ar dos pulmões, a expiração, acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, eleva-se o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica, expulsando o ar dos pulmões.
No interior dos pulmões encontram-se os alvéolos pulmonares, onde o gás oxigênio do ar inspirado difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar. Este processo recebe o nome de "hematose".
Gás oxigênio e gás carbônico. O ar que entra e sai do corpo por causa dos movimentos respiratórios. Inspiração: O ar entra nos pulmões. Expiração: O ar sai dos pulmões.
O processo que costumamos chamar de respiração, o de trocas gasosas entre o corpo e o meio externo, é corretamente chamado de ventilação. Através da ventilação inspiramos ar rico em oxigênio e expiramos o gás carbônico produzido em nossas células durante o processo de obtenção de energia.
Resposta: O ar que inspiramos possui muito oxigênio. Já o ar que expiramos, embora também possua oxigênio, é rico em gás carbônico.
Sistema respiratório - A respiração nos humanos e em outros animais. A grande maioria dos seres vivos necessita do oxigênio para realizar o metabolismo celular e precisa eliminar o gás carbônico (dióxido de carbono) resultante desse processo. A essa troca desses gases damos o nome de respiração.
oxigênio
Basicamente, qualquer equipamento funciona com dois tipos de gás: o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e o Gás Natural (GN).
Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: eis a fórmula da água. A proporção de cada elemento na molécula de água é usualmente explicada na disciplina de química do ensino médio e nos cursos introdutórios em ensino superior.