O que diz a Declaraço de Salamanca de 1994? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Declaração de Salamanca (Salamanca - 1994) é uma resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política e prática em educação especial. Adotada em Assembleia Geral, apresenta os Procedimentos-Padrões das Nações Unidas para a Equalização de Oportunidades para Pessoas com Deficiência.
O que define a Declaração de Salamanca?
Documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em Salamanca, na Espanha, em 1994, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.
Por que a Declaração de Salamanca pode ser considerada inovadora para a educação especial?
A Declaração de Salamanca é um documento considerado inovador porque proporcionou uma oportunidade única de colocação da educação especial dentro da estrutura de 'educação para todos', firmada em 1990, em Jomtien.
Qual é o princípio da escola inclusiva?
Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
Qual o nome do documento criado na cidade de Salamanca que rege a inclusão?
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca – Espanha, 1994.
Quais foram as mudanças significativas no contexto escolar após a Declaração de Salamanca?
RESPOSTA ESPERADA: Após a Declaração de Salamanca, as mudanças com relação ao processo de inclusão escolar surgem através da reforma e reestruturação do espaço educacional, com o objetivo de garantir a todos o acesso à educação e oportunizar ações sociais oferecidas pela escola.
Qual foi a principal premissa a ser defendida por essa declaração em relação ao sistema de ensino?
Qual foi a principal premissa a ser defendida por essa declaração em relação ao sistema de ensino? Resposta: A inclusão de alunos portadores de deficiência nas unidades de educação. ... Gabarito: RESPOSTA A educação deve se organizar de forma a atender a todos os alunos na rede regular.
Quais são os princípios da educação especial?
De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.
O que é ser uma escola inclusiva?
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
Qual o foco atual da educação inclusiva?
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem? Potencializar habilidades e competências do aluno. ... Trabalhar as incapacidades e os déficits do aluno.
Quais são os princípios da inclusão escolar?
Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.
Quais são os fundamentos da educação inclusiva?
A educação inclusiva, voltada ao atendimento às necessidades educacionais especiais que o educando apresenta, deve permear concretamente a escolarização em todos os seus níveis, focalizando o contexto da inclusão a partir da Educação Infantil.
O que é necessário em uma escola inclusiva?
O que é uma escola inclusiva? Atendendo às leis nacionais e políticas de educação, a escola deve ser um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva. Ou seja, deve matricular todos os alunos, sem distinções, e oferecer condições estruturais e didático-pedagógicas para todos.