A distiquíase é uma condição rara que designa uma ou mais fileiras adicionais de cílios, anormalmente posicionada junto aos orifícios das glândulas de meibomius (glândulas sebáceas posicionadas na margem da pálpebra e posteriormente a fileira normal de cílios). Ela é freqüentemente confundida com triquíase.
A cirurgia é o único tratamento definitivo para o entrópio. As intervenções não cirúrgicas, como a aplicação de toxina botulínica12, epilação dos cílios e a fixação de fitas adesivas, tracionando a margem palpebral para baixo, constituem-se tratamentos paliativos e temporários.
Entrópio é uma doença em que a pálpebra se dobra para dentro (invertida), fazendo com que os cílios irritem o globo ocular. Ectrópio é uma doença em que a pálpebra se dobra para fora (evertida) de modo que sua borda não entra em contato com o globo ocular.
Entrópio pode ser definido como a inversão da pálpebra¹ em uma ou ambas as margens palpebrais², quando os cílios ficam em contato com a córnea, resultando em sua irritação, bem como da conjuntiva³. O entrópio grave da pálpebra superior geralmente afeta cães das raças Chow Chow e Shar Pei.
Ceratite pigmentar refere-se a uma coloração marrom-escura da superfície do olho, causada pela deposição de grânulos de melanina, conforme se observa nas imagens abaixo. Ela é mais comum em cães braquicéfalos, como Pug, Pequinês, Shih Tzu e Buldogues.
4 tratamentos para rejuvenescer a região dos olhos
6 dicas para cuidar da área dos olhos