EQST

O Que Dispe A Lei 11.428 De 22 12 2006?

O que dispõe a Lei 11.428 de 22 12 2006?

LEI11.428, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e dá outras providências.

O que é a Lei da Mata Atlântica?

Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica. Regulamenta os dispositivos da Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.

O que é vegetação primária?

A vegetação primária Apresentam o que chamamos de "vegetação primária", que é considerada como a vegetação de máxima expressão local, com grande diversidade biológica. Esse tipo de vegetação se caracteriza como pouco afetada pelas ações antrópicas, mantendo suas características originais.

Quem fiscaliza a Mata Atlântica?

A proteção ambiental da Mata Atlântica é uma das prioridades dos órgãos públicos do Paraná e, para garantir a sua preservação, todos os anos a Secretaria de Segurança Pública e o Instituto Água e Terra (IAT), juntamente com o Ministério Público do Paraná, realizam a Operação Mata Atlântica em Pé, que tem objetivo de ...

Pode desmatar a Mata Atlântica?

Segundo a SOS Mata Atlântica, a maior parte do corte da mata ocorre de forma ilegal. "Há uma lei que protege o bioma. Os desmatamentos deveriam ser autorizados em condições excepcionais e não deveriam alcançar todo esse valor", complementa, fazendo referência à Lei da Mata Atlântica (11.428/2006).

O que é floresta primária e secundária?

Floresta primária é aquela mata intocada, onde as pessoas ainda não provocaram mudanças em suas características originais. ... São consideradas também secundárias as florestas que foram descaracterizadas. A maior parte da Mata Atlântica é composta por floresta secundária em diferentes estágios de desenvolvimento.

O que são árvores primárias?

Uma vegetação sem interferência humana, conservada desde os seus primórdios. São as chamadas florestas primárias, que têm uma relação com o seu ecossistema bem mais complexa do que uma floresta já alterada.

O que desmata a Mata Atlântica?

A ocupação agrícola é o principal vetor do desmatamento em regiões como Minas, Bahia e Paraná. Em São Paulo e Rio de Janeiro, a dinâmica é diferente, atribuída à expansão imobiliária. “A especulação imobiliária é um dos vetores do desmatamento da Mata Atlântica pela a derrubada de áreas em torno das grandes metrópoles.

Porque houve desmatamento na Mata Atlântica?

Nesses locais, a derrubada se deve principalmente ao aumento de áreas de cultivo. "Ainda temos desmatamento porque há uma grande pressão da expansão da agricultura e das cidades, causada pela especulação imobiliária em volta das grandes cidades e do litoral", detalha Pinto, lamentando a alta registrada em dez estados.

O que significa florestas secundárias?

O que são as florestas secundárias? São floresta ou matas resultantes de um processo natural de regeneração da vegetação, em áreas onde anteriormente houve corte raso da floresta primária.

Quais são as florestas primárias?

A floresta primária, também conhecida como floresta clímax ou mata virgem, é a floresta intocada ou aquela em que a ação humana não provocou significativas alterações das suas características originais de estrutura e de espécies.

O que é uma floresta nativa?

Uma floresta primária, floresta virgem, floresta primitiva, ou floresta nativa, é uma floresta antiga que, nunca tendo sofrido perturbações significativas nem sido explorada ou influenciada direta ou indiretamente pelo ser humano, exibe características ecológicas únicas, e em alguns casos pode ser classificada como uma ...

Como aconteceu a Devastacao da Mata Atlântica?

A quase completa destruição da Mata Atlântica deveu-se à superexploração. Inicialmente para a extração do pau brasil, seguida da agricultura da cana de açúcar e café, implantação da pecuária, exploração de ouro, depois madeira, carvão vegetal, produção de papel e celulose e assim por diante.

Quantos por cento da Mata Atlântica foi destruída?

Legislação. A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais desmatado, segundo a SOS Mata Atlântica: apenas 12,4% da área de floresta original ainda sobrevive – cerca de 16,3 milhões de hectares.

Quanto tempo levou para o desmatamento da Mata Atlântica?

São 500 anos ininterruptos de ocupação sem a menor preocupação ambiental e que levaram a Mata Atlântica a sua quase extinção total. Os motivos e contextos são obviamente variados, mas nunca se devastou tanto quanto no período da expansão cafeeira do século XIX e da ditadura militar de 1964-1985.

O que são florestas primárias e secundárias?

Floresta primária é aquela mata intocada, onde as pessoas ainda não provocaram mudanças em suas características originais. ... São consideradas também secundárias as florestas que foram descaracterizadas. A maior parte da Mata Atlântica é composta por floresta secundária em diferentes estágios de desenvolvimento.

Onde encontramos as florestas primárias?

Os três principais grupos de florestas tropicais primárias estão localizados: Na Amazônia (América do Sul) Na Floresta do Congo (África) Na selva da Malásia.

Qual é a diferença entre floresta nativa e floresta plantada?

As florestas plantadas, ao contrário das florestas nativas, se classificam como ambientes mais homogêneos, favorecendo assim a elaboração do planejamento e execução do inventário florestal, bem como sendo menos susceptíveis a apresentarem fontes de erro.

Qual a floresta nativa do Brasil?

Amazônia A Amazônia é um dos biomas mais importantes do mundo, representando aproximadamente 30% das florestas tropicais do mundo. Sua enorme extensão e biodiversidade fazem a sua importância ser reconhecida nacional e internacionalmente.

Como a Mata Atlântica era antes?

A Mata Atlântica, originalmente, cobria uma área superior a 1,3 milhão km² distribuída ao longo de 17 estados brasileiros que iam desde o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Desde o descobrimento do Brasil, no entanto, até os dias de hoje a área de mata foi reduzida a aproximadamente 7% da sua área original.