EQST

O Que Desacopladores?

O que é Desacopladores?

Esses agentes são conhecidos como desacopladores, porque eles corrompem o fino acoplamento que existe entre o transporte de elétrons e a ATP sintase. Esses desacopladores agem pela dissipação do gradiente de prótons através da membrana mitocondrial interna, criado pelo sistema de transporte de elétrons.

Por que Desacopladores podem ser utilizados como remédios para promover emagrecimento?

O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil.

Por que a ação do Desacoplador leva ao aumento da velocidade da cr?

Alguns exemplos de desacopladores são 2,4 dinitrofenol (DNP), dicumarol e altas doses de aspirina. Essas substâncias acabam por bloquear a FO e aumentar a velocidade da CR.

Como o fluxo de H+ do espaço Intermembrana para a matriz da mitocôndria pode produzir ATP?

A cadeia de transporte de elétrons e a ATP sintase fazem parte da membrana mitocondrial interna. ... Quando os prótons fluem de volta a favor do gradiente de concentração (do espaço intermembranar para a matriz), a única rota possível é pela ATP sintase, uma enzima presente na membrana mitocondrial interna.

Como o gradiente de hidrogênio atua na produção de ATP?

Já na cadeia transportadora, os elétrons passam de molécula a molécula, fluindo em direção a um nível de energia mais baixo. ... Esse gradiente apresenta uma energia potencial armazenada, que é utilizada na produção de ATP. Em seguida, os elétrons ligam-se ao oxigênio e a íons H+ (prótons), formando água.

Porque o NADH gera mais ATP do que o FADH2?

Para cada molécula de glicose que entra na cadeia respiratória, formam-se 30 ou 32 ATP. Isso porque são necessários 2 NADH para formar 5 ATP e 2 FADH2 para formar 3 ATP na cadeia respiratória. Assim, cada NADH produz 2,5 ATP e cada FADH2 produz 1,5 ATP.

Quantos NADH e FADH2 são produzidos pelo metabolismo completo da glicose?

Assim, se levarmos em consideração que uma molécula de glicose forma dois ácidos pirúvicos, temos a formação de 6 NADH, 2 FADH2 e 2 ATPs para cada molécula de glicose durante o ciclo de Krebs.

Qual é a finalidade da via Glicolise?

A via glicolítica tem um papel duplo, que é a degradação da glicose para gerar ATP e o fornecimento de substratos para reações de síntese de algumas substâncias. A velocidade de conversão de glicose à piruvato é regulada para atender essas duas principais necessidade.

Quais são as fases da Glicolise?

Costuma-se dizer que a glicólise apresenta duas etapas: a fase preparatória e a fase de pagamento. Na fase preparatória, observa-se a utilização da energia da hidrólise de ATP. Na fase de pagamento, observa-se a formação de quatro moléculas de ATP e o consequente pagamento das moléculas gastas inicialmente.