O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil.
Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
Dengue Hemorrágica: a forma mais grave da doença, pois pode levar ao óbito Nesse caso, o tratamento é realizado em um hospital e deve ser acompanhado de perto pelo médico.
À primeira vista, o mosquito da dengue é bastante similar aos pernilongos comuns, medindo 0,5 a 1 cm e apresentando coloração preta ou marrom no corpo e nas asas. Sua principal particularidade é a presença das famosas listras brancas no abdômen e nos três pares de patas.
Os pesquisadores constataram também que os horários dos ataques acontecem entre 7h30 e 10h e entre 15h30 e 19h. O Aedes Aegypti não gosta de muito de calor e, por isso, se esconde nas horas mais quentes do dia. O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura.
O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, costuma não fugir da rotina. Gosta de frequentar os ambientes urbanos e quentes, voa baixo e geralmente pica os pés e tornozelos das pessoas.