Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional. A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono. As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo. A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.
Embora haja grande controvérsia, diversos estudos têm demonstrado que o exercício físico melhora e protege a função cerebral, sugerindo que pessoas fisicamente ativas apresentam menor risco de serem acometidas por desordens mentais em relação às sedentárias.
É fato que os efeitos dos exercícios físicos sobre a resposta cognitiva são impulsionados por aumento no fluxo sanguíneo cerebral, gerando um aumento na atividade de neurotransmissores, promovendo adaptações em estruturas cerebrais e plasticidade sináptica.
A neuroplasticidade (também conhecida como plasticidade neuronal) refere-se à capacidade do sistema nervoso de sofrer modificações e adaptações quando exposto a novas experiências. No entanto, a plasticidade não ocorre de maneira uniforme e imutável ao longo da vida.
A ginástica cerebral oferece ao cérebro novidade, variedade e desafios crescentes que tiram o cérebro da zona de conforto, fortalecendo e ampliando as redes de conexões. Com isso, aumentamos nossa capacidade de aprender. ... Os benefícios da ginástica cerebral são inúmeros. Os exercícios estimulam o cérebro em três eixos.
É o objetivo da ginástica cerebral, estimular os hemisférios do órgão, para que trabalhem simultânea e integralmente, o que oferece a possibilidade de utilização do cérebro de maneira total, em todo o seu potencial para memorização e aprendizado, com maior velocidade e eficiência. ...
Uma delas é a ginástica localizada, um método de condicionamento físico que trabalha grupos musculares específicos. O objetivo da ginástica localizada é a tonificação dos músculos, aumentando a força e resistência muscular.
Nos exercícios de ginástica localizada são usados alguns acessórios como halteres (aqueles pesinhos de mão), caneleiras e bastões para potencializar o trabalho muscular realizado nas aulas. Os halteres são usados para os exercícios dos braços, ombros, peito e costas.