Cultura é um conceito que abrange conhecimento, crenças, artes, moral, costumes, leis, além de hábitos e aptidões do ser humano pela sociedade da qual faz parte. Ideologia é uma ciência que responsabiliza a origem das ideias dos homens as percepções sensoriais do ambiente externo. Ela pode ser neutra e crítica.
Na visão clássica, o termo tem o significado de uma espécie de ciência capaz de organizar metodicamente e estudar rigorosamente o conjunto de ideias que formam a intelectualidade humana. Na visão crítica, a ideologia é uma ilusão criada por uma classe para manter a aparente legitimidade de um sistema de dominação.
A Ideologia seria por essência uma forma de dominação, a domesticação do pensamento, das classes subalternas (dominados) pelas dominantes. Com efeito, pode-se afirmar, com ressalvas, que o próprio Direito é, em si, uma ideia falsa criada pela elite dominante a fim de manter a ordem e a coerência social.
Gramsci explica a ideologia como sendo concepção de mundo que se manifesta implicitamente na arte,no direito,nas atividades econômicas. Onde essas manifestações podem ocorre no âmbito coletivo ou individual.
Ao contrário de enfatizar-lhe o lado “negativo” ou defini-la como falsa consciência, “mascaradora” da realidade social, Gramsci afirma ser a ideologia uma concepção de mundo definidora e constituidora do real.
O significado positivo de ideologia Neste sentido, é sinônimo de doutrina ou ideário em geral e tem a função de orientar a ação social de indivíduos e de grupos. Aqui, a ideologia tem um caráter descritivo (ela explica como as coisas são) e também normativo (como deveriam ser).
“Uma “ideologia” que atende a interesses políticos e sexuais de determinados grupos, que ensina, nas escolas, para crianças, adolescentes e adultos, que o gênero (o sexo da pessoa) é algo construído pela sociedade e pela cultura, as quais eles acusam de patriarcal, machista e preconceituosa.