A problematização e contextualização é necessária para que o educando possa desenvolver um pensamento crítico, autonomia intelectual promovendo sua emancipação, que seja capaz de compreender a relação dos conteúdos estudados com a prática e o cotidiano.
Para criar esse tipo de problematização, é necessário enxergar a questão temática como um processo - tem um início, meio e fim. Importante pensar que o problema não se limita à sua própria existência, mas sim vai se ramificando em outros problemas, tem como resultado final (etapa final) o incômodo ao indivíduo.
Problematizar é basicamente fazer uma “pesquisa” do que tem causado problema; é identificar todos esses desafios a serem resolvidos e encontrar uma forma de explicar o motivo pelo qual esse problema precisa ser resolvido. O processo de problematização necessita da elaboração de hipóteses.
É um período importantíssimo de ser estudado para se compreender diversas situações, costumes e acontecimentos do Novo Testamento bíblico, da época do Senhor e dos apóstolos.
Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir.