Coevolução Específica: duas espécies evoluem, uma respondendo à outra. Exemplo, relação predador/presa. Coevolução Difusa (Guilda). Grupos de espécies pertencentes à mesma guilda geram pressões seletivas (recíprocas) sobre grupos de espécies de outra(s) guilda(s).
Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos. É por meio delas que características adaptativas importantes surgem, o que garante a seleção de espécies mais adaptadas.
Perceba que existe uma relação entre esses insetos e a planta em que ambos lucram. Esse tipo de relação entre duas espécies diferentes e que traz benefícios para ambas é chamada mutualismo. Os animais polinizadores obtêm alimento e a planta se reproduz.
A relação que há entre as plantas e os animais é que elas proporcionam a todos eles a vida, seja de forma direta, como alimento, ou indireta, alimentando suas presas e proporcionando oxigênio.
Insetos e plantas estão intimamente associados. Alguns insetos são vitalmente importantes para muitas plantas, assistindo na sua reprodução, através da polinização, ou na sua dispersão espalhando suas sementes. Proteção da planta / alimento e abrigo para o inseto.
A interação entre insetos e plantas exerce um papel de grande importância para os agroecossistemas, de relevância mútua, que em sua maioria favorece a propagação de diversas espécies de plantas por meio da polinização. Logo, a interação planta-inseto é dinâmica, podendo oscilar constantemente.
Trata-se de uma relação harmônica, onde o inseto coleta substâncias oferecidas pelas flores, como o néctar, pólen, óleos, perfumes ou resinas, em contrapartida, transfere pólen entre as flores. A polinização é o passo Page 4 que precede a fecundação.
⇒ Insetos: A polinização especificamente realizada por insetos é chamada de entomofilia. ... ⇒ Aves: A polinização por aves é chamada de ornitofilia. Geralmente flores polinizadas por esses animais apresentam uma grande quantidade de néctar e pétalas com cores vivas, como amarelo e vermelho.
A relação ecológica entre abelhas e plantas é harmônica, na qual as duas se beneficiam, através do chamado mutualismo. questão 2: A relação entre abelhas e plantas é harmônica interespecífica (entre espécies diferentes), chamada de protocooperação, em que ambas se beneficiam.
Os polinizadores são responsáveis pela transferência de grãos de pólen entre diferentes estruturas das flores, o que resulta na formação de frutos e sementes. Esse processo, conhecido como polinização, é muito importante para a reprodução das plantas, influenciando diretamente na produção agrícola.
Geralmente a reprodução das plantas acontece através da flor. No interior da flor ficam o gineceu, órgão feminino, e o androceu, órgão masculino. ... Nos óvulos também há células sexuais da planta. Ao chegarem até o gineceu, os grãos de pólen alcançam o óvulo, ocorre assim a fecundação.
A reprodução sexuada acontece quando o gameta feminino une-se ao gameta masculino. O gameta nada mais é do que as células reprodutivas das plantas. A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamado androceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado gineceu.
A reprodução de quase todas as plantas acontece por meio da flor, que possui, em seu interior, o órgão feminino chamado de gineceu e o órgão masculino chamado de androceu. ... O gineceu é composto pelo ovário, que produz e armazena os óvulos. Nos óvulos também existem as células sexuais da planta.
As sementes, tal como as raízes, os caules, as folhas, as flores e os frutos, podem ter forma, cor, textura e tamanhos muito diferentes. ... Nestes, as plantas reproduzem-se através de esporos, que são ainda mais pequeninos do que as sementes. Dependendo da estação do ano, as folhas também podem mudar de cor.
Os animais dependem das plantas para se alimentar, e elas deles para se reproduzir. ... Essa interação é muito importante para o processo de reprodução sexuada de algumas espécies vegetais, que por sua vez é responsável pelo fluxo gênico entre diferentes populações e pelo aumento da variabilidade genética.
Afinal, é nelas que as aves fazem seus ninhos, coletam frutas e insetos e cantam para atrair seus pares. ... Outro serviço prestado pelos pássaros é o de polinização. Ao voarem de flor em flor, alimentando-se do néctar, muitos pássaros carregam pólen, o que permite a fertilização das flores e a produção de sementes.
As sementes vem da loja, da rua, da terra e de outras plantas, elas caem das plantas. Também tem sementes dentro das frutas. As plantas não nascem rápido, demora dias e cuidando com carinho elas podem crescer. Quando a semente cresce, ela se transforma em uma planta com folhas e até flores.
Plantas têm muitas diferenças de uma espécie para outra, porém todas possuem mais de uma célula e células eucariontes. São organismos multicelulares, ou seja, formados por mais de uma célula. Assim como os animais, esses organismos apresentam células que formam tecidos, e esses tecidos formam os chamados órgãos.
A dispersão de frutos e sementes pode ocorrer pela ação do vento, da água ou dos animais. A dispersão de frutos e sementes é um mecanismo importante para as plantas, uma vez que permite a colonização de novas áreas.
Resposta. Elas comem ou carregam as sementes das plantas/arvores e as transportam para outros locais. Pode ser derrubando a sementa (nao sei se isso ta certo) ou por meio das fezes.
Aves polinizam plantas Ao aproximar-se das flores das plantas essas aves introduzem seu bico na flor para sugar o néctar, ficando o bico e diferentes partes do corpo do animal cobertas de pólen que, posteriormente, entrará em contato com o aparelho reprodutor de uma nova flor ao ser visitada pela ave.
As aves também são importantes polinizadores, e essa polinização é conhecida como ornitofilia. ... Em razão da boa visão, esses polinizadores visitam normalmente as flores coloridas com tons de amarelo e vermelho. Como o olfato é pouco desenvolvido neles, essas flores apresentam pouco odor.
A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.
Resposta: A planta B, pois as características cor e odor servem para atrair agentes polinizadores, enquanto a planta A está mais adaptada à polinização anemófila.
II. Flores com corolas vistosas, glândulas odoríferas e glândulas nectaríferas geralmente estão adaptadas à polinização pelo vento.
Resposta: Os animais que realizam a polinização vão faze-lo todo o ano, independentemente das condições meteriológicas. Já a polinização pelo vento depende da possibilidade de existir vento, o que acontece exporencialmente e ao acaso.
Na transferência de pólen (polinização) podem estar envolvidos vetores abióticos (forças físicas como o vento e a água), ou fatores bióticos (principalmente animais como insetos (abelhas, vespas, borboletas e outros), aves (beija-flores principalmente) e mamíferos (no caso do morcego principalmente) (Faegri & Pijl, ...
Resposta. Resposta: Néctar, pólen e pétalas.
c) Que recompensa as flores podem oferecer para os vetores bióticos? Néctar, pólen e pétalas suculentas e comestíveis. 31.
Como ocorre a polinização? A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais, esses fatores pode ser: vento (Anemofilia), água (Hidrofilia); insetos (Entomofilia), morcegos (Quiropterofilia), aves (Ornitofilia).