Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas. Se você teve uma lesão e ela está demorando para cicatrizar, procure um profissional que possa lhe orientar e comece um tratamento.
Já o tecido cicatricial é um tipo de tecido alterado estruturalmente, que não tem as mesmas características do tecido normal: elasticidade por exemplo… Diferente da fibrose, ele não é excessivo. É simplesmente um tecido alterado.
Tecido epitelizado (tecido viável): é caracterizado pela epiderme regenerada, seca e rosada presente na superfície da ferida (Figura 8). Fonte: Acervo pessoal.
Significa tecido em cicatrização ou cicatrizado. É necessário avaliar o caso. Consulte o médico solicitante do exame. Trata-se de uma consequência de algum trauma (lesão) no tecido da região.
Quando nos cortamos ou ralamos, entram em cena os glóbulos brancos, as plaquetas e outras células do corpo para estancar o sangramento e atuar na cicatrização da ferida. Entenda como isso acontece! Ao fazer um machucado mais profundo, vasos sanguíneos podem ser cortados.
O primeiro passo é limpar bem a ferida com água. Pode aplicar um anti-séptico para evitar infecções. Não utilize álcool nem água oxigenada. Os arranhões, cortes, lacerações (rasgos de tecidos) e perfurações são feridas comuns e as mais fáceis de cuidar em casa.
Em um processo de deposição de colágeno, eles produzem uma proteína fibrosa chamada colágeno no local da ferida, formando tecido conectivo, para substituir a fibrina. À medida que as células da epiderme se dividem para refazer a parte superior da pele, a derme se contrai para fechar o ferimento.
Infelizmente, deixar o ferimento “respirar” não acelera a cicatrização. Pelo contrário, pode levar mais tempo para ele sarar, além de o local ficar mais dolorido.
Outra dica dos especialistas é evitar o ressecamento da ferida, o que retarda a cicatrização. Por isso, o ideal é mantê-la úmida com o uso de curativos do tipo band-aid. Quando aparecer a “casquinha” do machucado, não fique mexendo nela, o que também compromete a cicatrização que virá.
Procure ajuda médica imediatamente se existir alguma das seguintes condições:
Primeiros socorros em cortes profundos
Dependendo do nível da lesão, coloque uma gaze ou um pano limpo para cobrir a ferida. Em hipótese alguma utilize algodão, uma vez que as fibras podem grudar no machucado, provocando novo sangramento ao ser removido; Preserve o corte limpo e seco para facilitar a cicatrização.
Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico; Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo; Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.
Curativo simples para cortes
5 passos para curar uma ferida mais rápido
No caso de machucados, lave bem o local com água e sabão, principalmente se for uma ferida aberta. Indica-se também a utilização de gelo, pois ele tem ação anti-inflamatória, diminuindo o inchaço e a dor.
Um ótimo remédio caseiro para cicatrizar feridas é aplicar uma compressa de calêndula porque esta planta medicinal possui propriedade antimicrobiana que ajuda a desinfetar a ferida e também possui propriedade cicatrizante, que ajuda a reparar a pele.
Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.
Água e sabão neutro são suficientes na maioria dos casos. Outra opção é irrigação com soro fisiológico. Deve-se limpar até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho, como terra, grama, etc.