crossorigin="anonymous">
O bom senso está diretamente ligado à capacidade intuitiva do ser humano de fazer a coisa certa. Ele é um elemento que está ligado à moral, de maneira que o bom senso praticado por um cristão, poderá ser interpretado de uma forma diferente por um islã ou judeu.
expressão Capacidade de usar o conhecimento de maneira prática, de se comportar com praticidade, tendo entendimento do que tem utilidade, do que é útil, utilitário; pragmatismo. Etimologia (origem de senso prático).
A expressão bom senso se refere a uma pessoa que age e se expressa com sabedoria e razoabilidade. Representa uma postura de alguém que respeita as regras e as outras pessoas ao fazer escolhas, agindo com sensatez.
Senso se refere à capacidade de entender e julgar, bem como à característica e qualidade de quem é sensato e prudente. Censo se refere ao recenseamento da população, ou seja, à contagem e ao levantamento estatístico de dados referentes a um conjunto de pessoas.
Já o senso ético está relacionado ao senso comum, desenvolvido por meio de situações que exigem a conscientização, por conta do compartilhamento de valore, noções e opiniões em determinadas situações, relacionadas a ética de cada indivíduo.
A ética profissional é o conjunto de valores, normas e condutas que conduzem e conscientizam as atitudes e o comportamento de um profissional na organização. ... A conduta ética também contribui para o andamento dos processos internos, aumento de produtividade e realização de metas.
Ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social. ... A forma de agir em sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou antiético. Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais.
Mentiras, fofocas, boatos, preconceitos, assédio sexual e moral são apenas algumas manifestações da falta de ética.
O comportamento ético entre os trabalhadores de uma organização garante que o ambiente profissional funcione com honestidade e integridade. Os colaboradores que usam a ética para orientar seu comportamento aderem às políticas e regras da empresa ao se esforçarem para atingir os objetivos da organização.
Uma pessoa que carrega valores e o passa e os modifica, ao mesmo tempo que é um sujeito no meio de uma cultura, a ética tem a ver com a cultura, logo o ser ético é também um ser que respeita e transita facilmente pelos costumes culturais de um povo.
A Ética moral;
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. ... Ética deriva da palavra grega êthos, que quer dizer “caráter”.
Elementos de Ética, Direito e Política
383), a ética pode ser definida como “O estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”. Ou ainda, segundo o mesmo autor, um “Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”.
Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.
A ética surge a partir do modo como se estabelece a relação com esses diferentes tipos de outro. Pode fechar-se ou abrir-se ao outro, pode querer dominar o outro, pode entrar numa aliança com ele, pode negar o outro como alteridade, não o respeitando, mas incorporando-o, submetendo-o ou simplesmente destruindo-o.
Para entender o que significado de moralidade, precisamos entender o termo que dá origem à palavra: moral. A palavra “moral” vem do latim mos ou moris – e significa costumes. Nós vivemos em uma sociedade e a sociedade tem normas estabelecidas do que é certo e do que é errado.
Há diversas morais de acordo com a diversidade de sociedades. Outro argumento do autor é o da historicidade do ser humano, isto é, a tese de que o ser humano não é um ente pronto por natureza, ele é aquilo que faz de si mesmo fazendo história; ele se auto-produz. Se o ser humano é histórico também a moral é histórica.