O tratamento é feito com repouso da região afetada, uso de medicamentos anti-inflamatórios como Cataflan em forma de pomada e/ou Ibuprofeno em forma de comprimido, que devem ser tomados sob orientação médica, sendo indicado também o uso de compressas frias ou com gelo de 3 a 4 vezes por dia até 48 horas e sessões de ...
O que fazer: Caso a pessoa desconfie que a dor na coxa é devido a uma contratura, distensão ou estiramento, é recomendado ficar em repouso e aplicar compressas frias no local, no caso da distensão muscular, ou quentes, no caso da contratura.
Existem vários remédios e métodos caseiros que podem ser usados para aliviar as dores musculares, ou mesmo tratá-la, e incluem:
A dor nas pernas pode ter diversas causas, como má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.
A dor muscular está mais frequentemente relacionada a tensão, uso excessivo ou lesão muscular por exercício ou trabalho fisicamente desgastante. Nessas situações, a dor tende a envolver músculos específicos e começa durante ou logo após a atividade. Em geral a atividade que está causando a dor muscular é óbvia.
A fadiga muscular é um processo resultante de eventos fisiológicos que impedem a manutenção da ação muscular em uma determinada atividade. Alguns estudos sugerem que esse processo é uma forma de o organismo proteger-se para que nenhuma lesão maior ocorra, principalmente no caso de uma fadiga aguda.
As causas mais freqüentes para esse problema geralmente não são graves, como estresse, ansiedade, depressão, uso excessivo de analgésicos, ressaca e até mesmo distúrbios, como a apneia do sono. A apneia, inclusive, pode fazer com que a pessoa acorde com sono porque, ao roncar, ela não consegue dormir direito.
A Fibromialgia se manifesta com dores por todo o corpo. O paciente com fibromialgia pode sentir dor muscular generalizada no corpo todo e que pode vim acompanhada por outros sintomas, como fadiga e até alterações de memória, sono e também humor.
Fibromialgia: sintomas, diagnóstico e causas da doença