Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' A posição do pronome átono em relação ao verbo é dúvida constante. Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.
Não se usa o "s" final da 1ª pessoa do plural dos verbos, quando seguida do pronome "nos": encontramo-nos, preparemo-nos, vestimo-nos. No entanto, seguida de "lhe" ou "lhes", a forma verbal mantém o "s": enviamos-lhes, perdoamos-lhes, agradecemos-lhes. Lembrete: o uso de "lhe" não é aleatório.
Me: pronome oblíquo átono que exerce a função de objeto direto ou indireto. Não vem acompanhado de preposição. Mim: pronome oblíquo tônico que exerce a função de objeto direto.
Resposta: Alternativa E. Explicação: Quando lhes entregarem as provas, corrijam-nas imediatamente.
próclise
A colocação pronominal que está de acordo com as normas da atuais gramática da Língua Portuguesa é a opção b. O utilizado na tal se chama Mesóclise, que é a colocação do pronome oblíquo átono entre o radical e a desinência do verbo nos modos Futuro do Presente ou Futuro do Pretérito.
b) Se houver palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Não posso esclarecer-lhe o ocorrido./ Não lhe posso esclarecer o ocorrido.