A aposentadoria por incapacidade se torna integral, com as novas regras, quando a pessoa tem uma incapacidade resultante de uma doença ocupacional (causadas, desencadeadas ou agravadas pelo trabalho) ou por acidente de trabalho.
A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ INTEGRAL DO SERVIDOR PÚBLICO Antes da Reforma da Previdência, o servidor poderia se aposentar de forma integral quando fosse acometido por doenças graves previstas em lei (como o câncer, paralisia, cardiopatia grave, AIDS, cegueira, espondilite anquilosante, dentre outras).
Em 2020, bastava somar 87 pontos para as mulheres e 97 para os homens. Em 2021, será preciso somar para 88 pontos para mulheres e 98 para os homens. ... A regra de aposentadoria por idade também mudou em 2021, mas somente para as mulheres. Em 2019, os homens podiam se aposentar aos 65 anos e as mulheres, com 60 anos.
Só podem ser perdidas em caso de fraude comprovada ou por erro do INSS na concessão. Ainda assim segundo o art. 103 A da lei 8213 após 10 anos do recebimento da primeira prestação de aposentadoria que não deveria ser concedida a aposentadoria errada vai continuar sendo paga errada até o fim da vida.
Proposta facilita aposentadoria por invalidez para casos de LER/Dort. A Câmara analisa proposta que facilita a concessão da aposentadoria por invalidez nos casos de lesões causadas por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/Dort)....