Os Administradores de hoje devem gerir as organizações voltadas para o conhecimento, preparando-se para mudanças motivadas pelo ambiente interno e externo a uma velocidade cada vez mais rápida. Deve conhecer bem o passado, de forma a utilizá-lo em prol das organizações, exigindo que sejam eternos estudiosos.
Perfil de um administrador de sucesso: quais são as características essenciais?
A administração é a área da ciência responsável por gerir os recursos humanos e materiais da empresa para extrair o maior valor de cada um deles. Para isso, há quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.
A administração é uma das áreas mais abrangentes e abre diversas portas no mercado, pois permite ao administrador atuar nos mais variados campos possibilitando uma rápida inclusão no mercado além de servir para utilização pessoal. ...
Administração aplicada à enfermagem é saber planejar, coordenar, organizar, liderar e supervisionar uma assistência adequada ao paciente para garantir o seu bem estar... É uma ciência que vai ensinar para o indivíduo além de ver o homem em seu bio-psico-sócio-econômico irá orientar sua equipe como executar isso.
O administrador hospitalar é o responsável por planejar, organizar e gerenciar hospitais públicos, privados, clínicas médicas e afins. ... Entre diversas áreas do ramo da saúde, a administração também é essencial para garantir a organização e a ordem no trabalho de grandes hospitais, clínicas e redes de saúde regionais.
A gestão de serviços de saúde deve ser implantada nos estabelecimentos clínicos para facilitar os processos assistenciais, redução de custos e, até mesmo, na melhoria da prática de humanização do atendimento. ... Por isso, o vínculo com essas instituições é constante e medidas de gestão eficazes precisam ser aplicadas.
A psicologia na saúde objetiva o aperfeiçoamento da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Muitas práticas clínicas buscam não apenas modificar o ambiente dos pacientes e sua resposta a estímulos, mas também a mudança de seus pensamentos, crenças, sentimentos e atitudes em relação à saúde.
Logo, a Gestão de Serviços de Saúde é responsável por levantar as necessidades da instituição, coordenar processos, criar políticas — e aplicá-las —, administrar o setor financeiro e orientar as equipes de trabalho. Tudo isso sempre visando o conforto, a segurança e o bom atendimento aos pacientes.
Serviços de Saúde são estabelecimentos destinados a promover a saúde do indivíduo, protegê-lo de doenças e agravos, prevenir e limitar os danos a ele causados e reabilitá-lo quando sua capacidade física, psíquica ou social for afetada.
Hospitais, clínicas, consultórios, serviços de hemoterapia e de hemodiálise, laboratórios e bancos de leite humano são exemplos de serviços de Saúde. Creches e asilos de idosos, óticas, salões de beleza, clubes, academias de ginástica, estúdios de tatuagem e cemitérios são exemplos de serviços de interesse da Saúde.
art. 3º, I, “c”, da Lei nº 11.
No campo de atuação do SUS, estão incluídas, entre outras, a execução de ações de vigilância sanitária; o controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde; a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano.