Em 22 de agosto de 1942, Getúlio Vargas respondia à pressão da população e dos próprios americanos: o país entrava em "estado de beligerância". ... Depois de uma hora e meia de reunião, o governo anuncia que o Brasil estava em "estado de beligerância" com a Alemanha Nazista e a Itália Fascista.
Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos, assumiram a hegemonia econômica do planeta. Passaram de devedores a credores no mercado internacional. Fizeram grandes empréstimos para a reconstrução da Europa, ao mesmo tempo exportavam bastante para o continente.
Como principal potência capitalista após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América (EUA) tiveram um papel decisivo na organização do sistema monetário criado em 1944, em Bretton Woods, que estabeleceu uma taxa de câmbio fixa entre o dólar e o ouro (U$ 35 por onça de ouro), criou novas instituições ...
Durante grande parte da década de 1920, os Estados Unidos aproveitaram-se de um período de prosperidade não balanceada. Os preços de produtos agropecuários e os salários em geral caíram no país após o fim da guerra, enquanto que novas indústrias, tais como o rádio, filmes, automóveis e químicos, prosperaram.