crossorigin="anonymous">
Extinção definitiva das capitanias hereditárias; Elevação do Brasil a vice-reino de Portugal; Nomeação do Rio de Janeiro como nova capital da colônia – em substituição a Salvador; Expulsão dos jesuítas.
Entre 1750 e 1777, Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal, estabeleceu uma série de reformas modernizantes com o objetivo de melhorar a administração do Império português e aumentar as rendas obtidas através da exploração colonial.
D capacidade de gerar postos de emprego para imigrantes estrangeiros, enquanto a mão de obra nacional era especiali- zada e estava desempregada. E construção de estradas de ferro pelo Brasil por meio de financiamentos ingleses, que tinham como objetivo exclusivo atender aos imigrantes estrangeiros.
8 de maio de 1782
O ministro defendia o absolutismo como forma de governo, isto é, todos os poderes concentrados nas mãos do rei. Pombal ficou conhecido também pelo grande impulso que deu à educação em seu país: isso fazia parte de seu plano de atualizar Portugal em relação ao restante da Europa.
As ações de emergência após o terremoto foram tomadas de imediato por meio da ação enérgica de Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro marquês de Pombal. As ações tomadas nessa ocasião são entendidas como a primeira ação de emergência tomada pelo Estado português.
Nessa época, os portugueses sofriam com a dependência econômica em relação à Inglaterra, a perda de áreas coloniais e a queda da exploração aurífera no Brasil. Buscando ampliar os lucros retirados da exploração colonial em terras brasileiras, Pombal resolveu instituir a cobrança anual de 1500 quilos de ouro.
O Marquês de Pombal foi a figura-chave do governo português entre 1750 e 1777. Sua gestão foi um perfeito exemplo de despotismo esclarecido, forma de governo que combinava a monarquia absolutista com o racionalismo iluminista.
Resposta: 1 — Como Pombal se torna um importante administrador em Portugal? Através da indicação de Maria Ana da Áustria,viúva do Rei D. João V,que era amiga da esposa de Carvalho e Melo, que interveio para que seu filho ,Rei D.
Resposta. Resposta: Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras (Lisboa, 13 de maio de 1699 – Pombal, 8 de maio de 1782) foi um nobre, diplomata e estadista português.
As Aulas Régias foram a primeira sistematização do ensino público e laico no Reino de Portugal. ... Antes desta sistematização o ensino público estava sob o total controle da Igreja, especialmente dos jesuítas, uma Ordem que se notabilizou pela sua atuação educativa e artística.
Resposta. Explicação: As aulas-régias significavam o estudo das humanidades, sendo pertencentes ao Estado e não mais restritas à Igreja - foi a primeira forma do sistema de ensino público no Brasil.
Em foi criada uma cadeira de Aula Pública de Ciências Econômicas no Rio de Janeiro, atribuída a José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu. Em 1809, foram criadas as Aulas de Comércio, por meio de Alvará de 15 de julho desse ano, iniciando-se o ensino comercial no Brasil.
e) Versões simplificadas das escolas isoladas, com menos alunos e mais espaço de experimentação. Os grupos escolares foram, de tal modo, uma das primeiras construções escolares que existiram no Brasil. Tratavam-se de grupos de ensino isolados e e de modo mais agrupado.
Resposta: Um imposto destinado a prover recursos para remunerar professores e manter as aulas régias. Explicação: Em 1772 vieram a se instituir as reformas de fato, com a introdução do Subsídio Literário, um imposto que deveria prover recursos para remunerar os professores e manter as aulas régias.
O subsídio literário foi um imposto português que destinava-se a cobrir as reformas no domínio da educação promovidas por Pombal, substituindo todas as colecções destinadas a pagar as despesas de educação pública como um imposto único.