O que a literatura informativa no Brasil? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Literatura de Informação, conhecida também como Quinhentismo, é um estilo literário que abrange as manifestações literárias feitas no Brasil durante o seu descobrimento. O nome Quinhentismo advém dessa época, os anos de 1500.
O que é literatura informativa e quais seus principais autores?
Literatura de informação Esse tipo de produção literária tem como principal característica ter como função descrever o processo de domínio português sob o território brasileiro. O principal escritor desse grupo é Pero Vaz de Caminha, e sua famosa carta é um dos mais importantes documentos históricos do período.
Em que a literatura jesuítica difere da informativa explique?
Literatura jesuítica: também chamada de literatura de catequese, teve como objetivo a conversão dos índios à fé cristã. ... Literatura informativa: descreve e cataloga a nova terra e o povo que nela habitava.
Quem iniciou a literatura informativa no Brasil *?
Este tipo de literatura possui caráter informativo, preocupando-se em descrever claramente a nova terra, sua fauna e flora, riquezas, habitantes e seus costumes. Temos como pioneiro da literatura informativa, também bastante conhecida como Quinhentismo Brasileiro, o viajante Pero Vaz de Caminha.
O que é literatura formativa e informativa?
A literatura informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor ...
Qual a função da literatura jesuítica?
A Literatura Jesuítica foi elaborada exclusivamente pelos jesuítas que chegaram ao Brasil com a missão de evangelizar os índios de acordo com os preceitos do Cristianismo.
Quais textos foram considerados no período correspondente a literatura de informação?
São eles: Pero Vaz de Caminha, "Carta do Achamento do Brasil" (1500); Pero Lopes de Sousa, "Diário da Navegação" (1530); Pero de Magalhães Gândavo, "Tratado da Terra do Brasil" e "História da Província de Santa Cruz, a que Vulgarmente Chamamos Brasil" (1576);
Qual a diferença da literatura de informação e a literatura de jesuíta?
Literatura jesuítica: também chamada de literatura de catequese, teve como objetivo a conversão dos índios à fé cristã. ... Literatura informativa: descreve e cataloga a nova terra e o povo que nela habitava.
Qual o principal poeta da literatura jesuítica?
Padre José de Anchieta
O autor mais importante dessa atividade é o Padre José de Anchieta. Além de autor dramático, foi também poeta e pesquisador da cultura indígena, chegando a escrever um dicionário da língua tupi-guarani.
Quem iniciou a literatura de informação?
Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta a El-Rei Dom Manuel falando do descobrimento do Brasil e esse escrito é tido como a primeira publicação brasileira e exemplo de Literatura da Informação.
Como eram os textos jesuíticos?
Os textos da literatura de catequese tinham o caráter didático e pedagógico voltados para a moral religiosa cristã, com temas pautadas a trechos e passagens da bíblia, com encenações da vida de Jesus e dos santos. Esse estilo também foi marcado pela poesia didática e linguagem de fácil entendimento e simples.