Relativo à civilização que se desenvolveu em Creta, por volta de 3000 a.
Até onde eu li o sistema palacial se caracteriza pelo poder central vim do palacio ( talvez pelo rei estar lá e por ser a estrutura central )se quiser uma resposta mais detalhada me avisa .
As civilizações cretense e micênica, ou minoica e micênica, desenvolveram-se por volta de 2000 a. C., na região que compreende o extremo sul da Grécia, tendo assim precedido as cidades-estado da civilização grega, como Tebas, Atenas e Esparta. A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu.
Os cretenses produziam cereais e criavam gado e também sobreviviam dos recursos do mar. Os micênicos entraram em contanto com os cretenses por meio das navegações, eles tiveram conhecimentos dos cretenses e depois os dominaram.
Civilização Cretense Fixando-se na região sul da Grécia, os cretenses são considerados, entre outros povos, responsáveis pela formação da civilização grega. A ilha de Creta foi palco do surgimento de uma cultura rica e de uma economia sustentada pelo comércio marítimo.
Os cretenses foram um povo que formou a Civilização Minoica, na ilha de Creta, localizada no mar Egeu.
Essa civilização tinha conhecimento da escrita, desenvolveu uma rica produção artesanal e um imenso comércio marítimo. Os cretenses habitavam a ilha de Creta, situada no Mar Mediterrâneo, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito. Sua posição geográfica era quase um traço de união entre a Ásia, a Europa e a África.
Resposta. Resposta: Cereais, azeite, vinho, vasos de cerâmica, peças de bronze.
Inicialmente, os cretenses praticavam uma agricultura especializada, cultivando cereais, oliveiras e vinhas, e criavam animai, mas na verdade o comércio é que era a base da economia.
Significado de Cretense substantivo masculino e feminino Natural ou habitante de Creta. substantivo masculino Língua outrora falada em Creta, na qual se reconhece atualmente uma modalidade de grego arcaico.
Resposta. Na mitologia grega, o Minotauro ou touro de Minos é uma figura om cabeça e cauda de touro e corpo de homem, que vivia em um labirinto na ilha de Creta, governada pelo rei Minos. O nascimento do Minotauro é proveniente de um ato de desrespeito a Poseidon, que é o rei dos mares. Espero ter ajudado!!!
Neste esporte, os participantes tentam saltar sobre um touro, especialmente para alcançar os pacotes de dinheiro amarrados aos chifres do touro como um prêmio. Este evento antigo foi representado na arte rupestre datada de pelos menos o século III a.C.
Talassocracia é a forma de governo que baseia o seu poder na dominação marítima. No caso dos cretenses, todo o poder de Cnossos, principal cidade da ilha, estava baseado na hegemonia do Mar Egeu, que era exercida pela frota cretense. Os fenícios foram outro povo da Antiguidade que baseou o seu poder na talassocracia.
Resposta. Resposta: Eles contribuíram para formar um estilo de vida urbano e comercial, além de ensinar técnicas agrícolas e navais aos Aqueus, Jônios e Eólios, dando origem à sociedade creto-micênica, que foi destruída com a chegada dos Dórios, último grupo de indo-europeus a chegar na Grécia.
Um traço cultural muito importante da civilização cretense foi a religião, que se baseava sobretudo, no culto da Deusa-Mãe, uma divindade feminina que governava o Universo e representava a . O domínio dos dórios levou a destruição da civilização micênica e deu origem a um novo momento na história da Grécia antiga.
Já o declinio de sua sociedade se deu justamente por causas naturais como terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis e a partir disso a sociedade cretense ficou enfraquecida e incapaz de se defender de invasões de outros povos.
História Geral. A grande Civilização Micênica foi formada na Grécia continental a partir de 1600 a.C., com a construção de grandes cidades e a existência de intenso comércio com outros povos.
A Civilização Micênica existiu na Grécia durante o período Pré-Homérico. Os micênicos, também conhecidos como aqueus, viveram seu auge entre 1600 a.C. e 1200 a.C. Foram responsáveis por assimilar os cretenses e formaram uma civilização que se organizava em cidades fortificadas.
Os aqueus, ao invadirem a Ilha de Creta, destruíram a civilização Minoica. ... Acredita-se que haviam palácios micênicos, datados de aproximadamente 1.
O fim da civilização micênica, ocorreu com a invasão dórica. Eles devastaram a civilização micênica e destruiram o que não lhes era aproveitável.
A sociedade Micênica tinha uma organização bastante hierarquizada em torno da família real e da aristicracia. O povo dedicava-se ao comércio e à pilhagem de guerra. Seu raio de ação compreendia Tróia, Sicília, Península Itálica e até mesmo o Oriente.
Resposta. O fim da civilização micênica, ocorreu com a invasão dórica. Eles devastaram a civilização micênica e destruiram o que não lhes era aproveitável.
A região mais importante, e o centro político dos povos micênicos foi a cidade que dá nome a sua civilização: Micenas. Este povo praticava, para sua sobrevivência, o comércio pelo mediterrâneo oriental.
Ambos desenvolveram a pesca e utilizaram os animais marinhos como alimentos – como até hoje é conhecida a gastronomia mediterrânea. e ambos utilizaram a navegação e o comércio exterior a partir do mar.
A economia de Micenas era, pelo que nos mostram os registros arqueológicos, bastante desenvolvida, havendo relíquias de ouro na cidade. Isto prova que havia, em Micenas, uma ampla rede de comércio (uma vez que o ouro não é nativo da ilha), além da prática agropecuária - em especial de ovelhas.
A Grécia micênica era dominada por uma sociedade de elite guerreira e consistia de uma rede de estados centrados no palácio que desenvolvia rígidos sistemas hierárquicos, políticos, sociais e econômicos. Na liderança desta sociedade estava o rei, conhecido como anax.