A CIPA, ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem o papel de prevenir acidentes e doenças causadas pelo trabalho. ... Neste texto, vamos explicar o que é a CIPA e qual é o trabalho dela dentro da empresa.
O objetivo principal do plano de ação na CIPA é agir de forma preventiva, antecipando os riscos com ações planejadas e organizadas, implantando as medidas de correção, avaliando os resultados obtidos e discutindo-os nas reuniões da CIPA.
Gestão – 2019/2020 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – CIPA da Embrapa Gado de Corte apresenta seu plano de gestão para iniciar no dia 17 de setembro de 2019 com término previsto para o dia 16 de setembro de 2020.
O cronograma da CIPA tem como objetivo auxiliar os estudantes e profissionais da área de segurança e saúde do trabalho no entendimento sobre o processo eleitoral e implantação da CIPA. ... É importante, descrever um pouco sobre o significado da sigla CIPA que significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
CIPA: Processo Eleitoral Passo-a-Passo
5.
A estrutura da CIPA é composta pelos seguintes cargos: - Presidente (indicado pelo empregador); - Vice-presidente (nomeado pelos representantes dos empregados, entre os seus titulares); - Secretário e suplente (escolhidos de comum acordo pelo representante do empregador e dos empregados).
Sendo assim, o entendimento é que somente os representantes dos empregados eleitos da CIPA dispõem de estabilidade. Pois o Presidente, é nomeado pelo empregador e o Vice-presidente será eleito dentre os titulares. Os demais representantes do empregador na CIPA não possuem a estabilidade prevista no art. 165 da CLT.
De acordo com o relator, a garantia no emprego é estendida, de igual modo, para o respectivo membro suplente, conforme disposto no item I da Súmula 339 do TST: "O suplente da CIPA goza de garantia de emprego prevista no art. 10, II, 'a', do ADCT a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988."
A estabilidade provisória dos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é garantida aos suplentes, que poderão ajuizar ação trabalhista relativa a esse direito mesmo depois do período estabilitário, observando, apenas, o prazo prescricional de dois anos a contar do término do contrato.
dois anos
Agora, quais membros da CIPA possuem o direito à estabilidade e qual o tempo? Bom, a estabilidade se estende a todos os membros eleitos pelos empregados, ou seja, o presidente, o vice-presidente e os suplentes, conforme artigo 164, § 2º, da CLT.