Esse relevo na pele pode aparecer durante o processo de cicatrização da tatuagem, principalmente em pessoas que possuem predisposição genética. Porém, há uma série de cuidados que o tatuador e o cliente podem tomar para diminuir as chances desse tipo de cicatriz aparecer após o procedimento da tatuagem.
— É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção — explica.
“Na verdade, é uma forma de reação alérgica. Responsabilize os traços do pigmento de sulfeto de cádmio, que pode causar inchaço e vermelhidão ao redor do local da tatuagem quando exposto ao sol”, diz a médica.
A explicação é que ainda há uma camada de pele morta sobre a tattoo, deixando a arte um pouco sem cor. Se durante o período de cicatrização você seguir os cuidados recomendados pelo tatuador, ao final dessa etapa você verá a sua tattoo com o resultado final de todas as cores e sem nenhum contratempo.
Só que passar a unha ou arrancar essas casquinhas não é recomendado, pois pode ferir ou estragar a arte. Então, um creme hidratante sempre vai ajudar a amenizar essas irritações e evitar que você coce por cima da tatuagem. Por fim, a hidratação ajuda a manter a cor e a vivacidade do desenho.
Assim, alguns cuidados importantes incluem:
Quando o assunto são tatuagens, hidratar a pele nunca é demais, por isso temos mais uma indicação de produto para esse fim. O hidratante corporal intensivo Neutrogena Norwegian é ideal para todos os tatuados e o melhor: não possui nenhum cheiro.
Para que a tatuagem fique sempre bonita, com o desenho bem vivo e protegido, a pele precisa ficar hidratada. É por isso que os tatuadores recomendam o uso de pomadas, para ajudar na cicatrização e manter a região bem cuidada. ... É o caso do óleo de coco, que tem um alto poder de hidratação e faz um bem danado para a pele.
Não significa que é proibido passar pomada, ela ajuda sim na cicatrização, mas o óleo de girassol é o produto mais indicado para cuidar de tatuagens e mantê-las mais bonitas, juntamente com muita higienização com água e sabão, pois a limpeza frequente evita infecções.