crossorigin="anonymous">
Como solução, o controle pode ser realizado com base em fungicidas do grupo dos triazóis e estrobilurinas, associado à manutenção da adubação e retirada de plantas debilitadas.
A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.
Para controlar a gomose , recomenda-se utilizar porta-enxertos que apresentem alguma resistência aos fungos ( Tangerina Sunki, Citranges, Citrumelos e Poncyrus trifoliata) ; evitar solos pesados e mal drenados; enxertar as plantas a uma altura de 30 a 40 cm do solo; evitar o acúmulo de umidade e detritos junto ao colo ...
“Nos pomares onde já existe a doença, a recomendação é fazer uma cirurgia, que é a limpeza de todo o tecido lesionado ou morto, e pincelar com pasta bordalesa não só a ferida, mas até um metro e meio de altura do tronco da planta.
Para retirar o fungo preto das folhas, faça aplicação de calda com 1% de óleo mineral ou vegetal, repetindo o procedimento com um intervalo de 10 dias.
Caso você tenha uma plantação mais caseira, existe uma opção mais simples: uma mistura de óleo mineral e água. A solução é feita com cerca de 0,5% a 1% de óleo mineral em relação ao volume de água. Exemplo: para cada 10L de água, será adicionado de 50ml a 100ml de óleo mineral.
Por que as folhas da laranjeira e do limoeiro passaram a ficar enroladas e brancas? ... As folhas da laranjeira e do limoeiro podem estar sendo atacadas pela larva minadora dos citros. Denominada Phyllocnistis citrella, a praga afeta as brotações novas das plantas de citros, formando galerias sob a epiderme das folhas.
Prevenção: - Fertilizar moderadamente no final do Inverno, promovendo uma boa vegetação; - Evitar todas as operações culturais (podas, fertilizações e regas exageradas) que contribuam para o excessivo vigor em períodos críticos, principalmente no Verão; - Eliminar os ramos-ladrão do tronco.
Os sintomas apresentados pelos limões ocorrem devido ao ataque de verrugose. Para o controle da doença provocado por um fungo, aplique fungicidas recomendados por um engenheiro agrônomo, que pode ser contatado na casa da agricultura do município, ou em uma loja de revenda de produtos agropecuários.
Para o controle da infestação pela larva minadora dos citros, podem ser usados inseticidas orgânicos contendo spinosad, sabão com resina de óleo de peixe e óleo de Pongamia, na forma de aplicações de aerossóis foliares. O óleo de Neem também pode ser aplicado para impedir que as mariposas coloquem seus ovos nas folhas.
As larvas estão protegidas pelo tecido das folhas e o único tratamento é retirar as partes afetadas, que devem ser descartadas no lixo longe da planta. Se detectada no começo essa praga não afeta tanto a planta, mas caso já tenha se espalhado muitas folhas precisarão ser retiradas.
Para acabar com as lagartas, Carol Costa indica o uso do controle biológico, um pó que deve ser misturado à água. O controle biológico contém ovinhos de uma pequena vespa que, ao se desenvolver, mata as lagartas. O insumo pode ser encontrado em lojas de produtos para jardins.
Como preparar: 1. Colocar 1 kg de pasta num saco de pano fino e mergulhá-lo em recipiente com 10 litros água, deixando em repouso por 12 horas. 2. Em seguida, filtrar o extrato adicionar 1 ml de detergente neutro por litro de calda, agitar e aplicar imediatamente.
Misturam bem com a terra uma pequena porção de cal em pó, mas por queimar meio quilo aproximadamente por cada 15 litros de terra, e depois faz-se a sementeira ou as reproduções. A causticidade da cal afasta os vermes que desaparecem por completo no terreno assim preparado.
A rotação de culturas consiste na principal medida efetiva para o manejo de nematoides no SPDH. Rotacionar cultivos de hortaliças com culturas que não hospedem um determinado patógeno tem como finalidade a diminuição da população destes organismos pela retirada do seu alimento.
Nematoides são vermes de tamanhos bastante variáveis e geralmente abundantes no solo e na água. Muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas.
A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.
Manuel de jardinagem: como podar cada espécie
insetos
Joaninha é um inseto bastante conhecido por sua coloração vermelha com pequenas bolinhas pretas, mas é possível encontrá-la em várias tonalidades, como amarela e dourada. Ela faz parte da família de insetos chamada Coccinellidae, que é da mesma ordem que os besouros.
Joaninhas podem ser amarelas, vermelhas ou alaranjadas. Geralmente elas têm pintas pretas, mas algumas têm listras, enquanto outras não têm marca nenhuma. A cor da cobertura das asas e o número de pintas varia de acordo com a espécie. Uma joaninha amarela com pintas pretas.
A cochonilha-rosada, praga que ataca mais de 200 espécies vegetais, poderá ser combatida com um inimigo natural, a joaninha Cryptolaemus montrouzieri, que também é predadora voraz de diversas espécies de cochonilhas e pulgões.
5 dias
Coccinellidae
Geralmente hibernam na fase adulta, pelo que são um dos primeiros insectos a ser vistos no início da Primavera. As joaninhas podem ser observadas em diferentes habitats (jardins, florestas, bosques) mas são muito comuns em hortas e zonas agrícolas.