Por exemplo, faça perguntas como: "Qual é o objeto que está mais perto da porta?", "Qual objeto vocês acham que está mais longe do(a) professor(a)?", etc. Proponha uma brincadeira a quadra de esportes. Faça um círculo grande no chão com giz de lousa ou fita e disponha as crianças segundo o desenho do círculo.
Como fazer um plano de aula usando as competências e habilidades da BNCC
Trabalhos em grupo, atividades criativas e apresentações devem estar bem presentes nas suas aulas online. Procure maneiras de fazer os alunos interagirem e se expressarem com mais frequência para melhorar o desenvolvimento das competências socioemocionais. As metodologias ativas podem ser trabalhadas a distância.
Segundo o autor, é impossível estimular e desenvolver nos alunos as competências propostas, sem uma mudança expressiva por parte dos professores frente às aulas. É necessário que o professor organize e dirija situações de aprendizado de acordo com as necessidades do aluno e da sociedade.
O Dicionário Aurélio apresenta três definições para Competência: Faculdade concedida por lei a um funcionário, juiz ou tribunal para apreciar e julgar certos pleitos ou questões. Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.
Competência é a capacidade de um indivíduo executar uma tarefa corretamente. As competências fornecem um guia estruturado que permite a identificação, avaliação e desenvolvimento dos comportamentos dos empregados individualmente.
As competências socioemocionais servem para crianças e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.