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O seu surgimento ocorreu logo após a Revolução Francesa, na época em que os filósofos gregos pregavam o evangelho da “razão”, aspecto que cultuava a clareza, a nobreza e a pureza. Sendo assim, o neoclassicismo se transformou em um nova tendência para as artes europeias.
Jacques-Louis David
O Neoclassicismo estava em oposição ao rebuscamento e exageros dos detalhes ornamentais do Barroco e do Rococó. Em contrapartida defendia o rigor formal, a supremacia da técnica e a necessidade de um esboço em desenho antes da execução da obra, seja na pintura ou na arquitetura.
Principais características: - Valorização de temas e padrões estéticos da arte clássica antiga. Heróis e seres da mitologia grega, por exemplo, foram temas recorrentes nas pinturas e esculturas neoclássicas. - Forte influência das ideias filosóficas do iluminismo, principalmente as ligadas à razão.
Esta pintura surgiu pela razão e procurou o ideal clássico de beleza. Os pintores neoclássicos adoptaram formas racionais onde a austeridade, a simplicidade e o geometrismo foram as notas mais dominantes. Os temas representados era de: assuntos históricos, alegóricos, mitológicos, heróicos e o retrato.
O objetivo desse movimento era resgatar a cultura e os valores estéticos da r a Antiguidade Clássica (período da história europeia). Esse movimento era artístico, então, era manifestado através de pinturas, da literatura, da arquitetura, dentre outros meios.
Definição. Movimento cultural europeu, do século XVIII e parte do século XIX, que defende a retomada da arte antiga, especialmente greco-romana, considerada modelo de equilíbrio, clareza e proporção. ... À sinuosidade dos estilos anteriores, o neoclassicismo opõe a definição e o rigor formal.
A teoria neokantista, embora tenha adotado uma concepção causalista, buscou explicar a conduta omissiva, introduzindo conceitos normativos na conduta. A teoria finalista, por sua vez, considerou que não há conduta sem finalidade, de forma que o dolo e a culpa passaram a integrar o fato típico.
A coação é ética. O contrato social legitima a coação e a liberdade (como direito humano fundamental) legitima o contrato social; por estar a coação a serviço da liberdade, é justa. ... Assim justiça, baseada no princípio da liberdade é não deixar que a ação de uma pessoa invada a liberdade de outra, através da coação.
Kant - teoria do conhecimento - A síntese entre racionalismo e empirismo. O filósofo alemão Immanue Kant responde à questão de como é possível o conhecimento afirmando o papel constitutivo de mundo pelo sujeito transcendental, isto é, o sujeito que possui as condições de possibilidade da experiência.