O acesso é realizado através de quatro barras, de ônibus (Quatro barras – Borda do Campo) ou de veículo, BR 116 sentido SP, acesse ao trevo de quatro barras à direita, siga as placas que indicam Borda do campo e Morro do Anhangava.
Paraná
A região surgiu como um pequeno povoado que pertencia ao município de Arraial Queimado (hoje Bocaiúva do Sul). Em 1873 é que foi criada a Freguesia de Campina Grande, sob a invocação de São João Batista, como parte integrante da Vila de Arraial Queimado.
No dia 6 de abril, Campina Grande passou a ser chamada oficialmente de Vila Nova da Rainha, em homenagem à Rainha Dona Maria I. Apesar da mudança de nome, os habitantes locais continuaram a chamar o lugar de Campina Grande, e somente em textos oficiais e formais o nome Vila Nova da Rainha era utilizado.
Campina Grande foi primitivamente uma aldeia de índios Cariris. Em 1697 o português Teodósio de Oliveira Lêdo fixou ali a tribo dos Ariás, iniciando-se, no ano seguinte, a catequese dos indígenas por um franciscano enviado pelo governador na Capitania, Manoel Soares de Albergaria.
Paraíba
Juliette, 31, é advogada e maquiadora. Nasceu em Campina Grande e mora em João Pessoa, na Paraíba. Juliette, 31, é advogada e maquiadora.
Campina Grande é um município brasileiro no estado da Paraíba. Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina, foi fundada em 1 de Dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.
551 m
João Pessoa, PB O Pico do Jabre é ponto mais elevado do estado da Paraíba, com seus 1.
Os solos de Campina grande são os Solo Netzsolodizado (SS), Neossolo Regolítico Distrófico (RE), Neossolos Litólicos Eutróficos (R), Vertissolos (V), Luvissolos Crômicos (NC), segundo Embrapa (2006).
Gostando do lugar, Teodósio decidiu aldear os índios ariús aldeados naquela localização, em 1 de dezembro de 1697. Depois, partiu para a Capital. O aldeamento dos Ariús teve importância política, tendo até sido citado na carta de maio de 1699 do capitão-mor ao rei de Portugal.
Mas é por "Rainha da Borborema" que Campina Grande atende oficialmente. Isso porque ela está situada no Planalto da Borborema. Fala-se que a origem do povoado data de 1º de dezembro de 1697, quando índios Ariús, liderados por Teodósio de Oliveira Lêdo, capitão-mor dos Sertões, ocuparam o "sítio da Campina Grande".
Estudiosos, no entanto, apontam que cidade nasceu em torno de 1660. Conhecida popularmente como a 'Rainha da Borborema' por sua histórica importância cultural, política e econômica para a Paraíba, nesta sexta-feira (11) Campina Grande comemora 149 anos de emancipação política.
O Planalto da Borborema, também chamado de Serra da Borborema, é uma região serrana que está localizada no nordeste do Brasil. Devido sua altitude, essa formação geológica impede que a umidade e as precipitações vindas do oceano avancem para o interior do Nordeste.
Mesorregião do Agreste da Paraíba