No surrealismo, os artistas buscavam conectar elementos do mundo real com os seus sonhos, criando assim uma realidade alternativa. As suas obras costumam usar seres inanimados e juntar elementos que não tem nenhuma ligação, propondo uma verdadeira brincadeira do estado mais irracional que a imaginação possa estar.
O surrealismo foi uma das vanguardas artísticas europeias que surgiu em Paris no início do século XX. ... A arte surrealista não se restringiu às artes plásticas, de modo que também influenciou outras manifestações artísticas: a escultura, a literatura, o teatro e o cinema.
Além de Tarsila, entre os principais artistas do Surrealismo no Brasil estão:
A Op-art (abreviação de optical art) foi um movimento artístico que surgiu ao mesmo tempo no início da década de 60 nos Estados Unidos e Europa. ... No ano de 1965, foi organizada a primeira exposição da Op-art no Museu de Arte Moderna de Nova York: The Responsive Eye (O Olho que Responde).
A Op Art não foi considerado um movimento genuíno, pois seguia uma vertente de outras linhas artísticas. ... Baseada, sobretudo, nos estudos psicológicos sobre a vida moderna e nos estudos da Física sobre a Óptica, a Op Art apresenta em sua criação elementos da evolução da ciência.
Os principais representantes do movimento da Op Art foram: ... Foi influenciado pela arte cinética, construtivista e abstrata bem como ao movimento de Bauhaus, donde destaca-se sua obra “Zebra” (1938).
Victor Vasarely
Origem do termo Op Art Essa exibição foi realizada no Museu de Arte Moderna (Moma), em Nova Iorque, e se chamava The Responsible Eye (“O Olho que Responde”). O fundamento da Op Art está na frase “menos expressão e mais visualização”.
Op-art, também conhecida como Arte Óptica, é um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas. Este movimento artístico teve início na década de 1930 com as obras do designer gráfico e artista húngaro Victor Vasarely. - Uso de recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas.
A Op Art e os 8 principais artistas representantes que você precisa conhecer!
A Op Art no Brasil tem nomes expressivos entre os quais destacamos os artistas Ivan Serpa, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto e Israel Pedrosa.
A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia a arte "menos expressão e mais visualização". ... O termo surgiu pela primeira vez na Time Magazine em Outubro de 1964, embora já se produzissem há alguns anos trabalhos que hoje podem ser descritos como "op art".
Op Art é um movimento artístico também chamado de Arte Óptica, ou optical art em inglês. Suas obras são baseadas em ilusões de ótica, um recurso visual que confunde a visão humana, fazendo ver formas diferentes dependendo do ângulo em que se vê a imagem em questão.
- Brainly.com.br....Explicação:
A performance é uma modalidade artística híbrida, isto é, que pode mesclar diversas linguagens como teatro, música e artes visuais. Etimologicamente, a palavra performance deriva do francês antigo parformance, e significa "dar forma", "fazer". ...
Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). O termo em inglês significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra.
O movimento pop-art surgiu na Inglaterra, por volta dos anos 50, mas realizou todo o seu potencial na Nova York dos anos 60, quando dividiu com o minimalismo as atenções do mundo artístico. A expressão “pop-art” vem do inglês que significa “arte popular”.
Rebelando contra os valores elitistas, a Pop Art abraçou experiências de vida mundanas, introduzindo aspectos da cultura de massa e aproximando a arte da nova geração de americanos que começavam a experimentar todos os benefícios do paraíso dos consumidores no estado de consumo da América pós guerra.