O DNA se duplica através de um processo chamado de replicação. Nele, há a ação de diversas enzimas, fazendo a dupla fita de DNA abrir e uma nova ser sintetizada. Ela é denominada semiconservativa por sempre manter uma fita da molécula anterior e sintetizar apenas uma.
Resposta. A reprodução ou replicação dos bacteriófagos, assim como os demais vírus, ocorre somente no interior de uma célula hospedeira. Existem basicamente dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Ocorre a lise, ou seja, a célula infectada rompe-se e os novos bacteriófagos são liberados.
Os vírus possuem certa especificidade em relação ao tipo celular que parasitam, uma vez que o capsídeo se adere a células que possuem receptores compatíveis ao seu arranjo. Uma única partícula viral é capaz de originar, em pouco tempo, centenas de novos vírus.
O envelope é composto de duas camadas lipídicas intercaladas com moléculas de proteína (bicamada de lipoproteínas) e pode conter material da membrana de uma célula hospedeira da qual o vírus saiu. O vírus obtém as moléculas lipídicas da membrana celular durante o processo de brotamento viral.
Alguns vírus, chamados de envelopados, apresentam ainda uma proteção lípidica externa, o envelope viral. Esse envelope é derivado de membranas da célula hospedeira. No capsídio e no envelope dos vírus envelopados, há proteínas ligantes, que se ligam aos receptores encontrados na membrana da célula que será infectada.
Os vírus envelopados são chamados assim por possuírem uma membrana rica em lipídios (gordura) que envolvem a partícula viral externa, os que não possuem essa membrana são chamados de não-envelopados.
Os vírus mais simples, chamados de não envelopados, são compostos apenas de material genético envolto por um capsídeo proteico (Figura 9.
O capsídeo mais o ácido nucleico que ele envolve são denominados nucleocapsídeo. Alguns vírus são formados apenas pelo núcleo capsídeo, outros no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus encapsulados ou envelopados.
O HIV é um exemplo de vírus envelopado. Marque a alternativa que explica corretamente essa definição. São vírus envolvidos por um envelope proteico. São vírus envolvidos por uma parede celular.
O retrovírus é um tipo de vírus que contém como material genético o RNA associado à enzima transcriptase reversa. Os vírus podem ser classificados de acordo com seu genoma, constituído de DNA ou RNA, em fita simples ou dupla, linear ou circular, de polaridade positiva ou negativa.