Use uma faca afiada para cortá-la ao meio e retirar o interior da pitaya com uma colher. Basta passar a colher pelas bordas da casca e remover, debaixo para cima, a sua polpa, de modo que você consiga desprendê-la. Depois disso, é só cortá-la em pedaços menores e comer a fruta diretamente na boca.
Benefícios da pitaya para a prevenção e controle de doenças crônicas. Devido à sua composição nutricional, a pitaya ajuda a combater o câncer (ação antioxidante), doenças cardíacas (pois auxilia na redução do LDL colesterol), e melhora a pressão arterial (devido ação da captina, uma substância presente na fruta).
Os principais benefícios da pitaya incluem:
É branca por dentro com a casca rosada. Com o nome científico de Hylocereus megalanthus, a variedade amarela apresenta casca amarelada e interior branco. É muito comum na Colômbia. Com o nome científico de Hylocereus polyrhizus, a pitaya vermelha possui a casca rosa e a polpa avermelhada.
Resumo da notícia
A Hylocereus lemairei se destaca pelo tom vermelho de sua polpa, que causa um efeito especial quando usada em drinques. Já a pitaya amarela com polpa branca é a que tem os frutos mais doces e saborosos, que medem até 12 cm de comprimento.
Aperte delicadamente a pitaia com o polegar. Ela deve estar macia, mas não muito mole. Se ela estiver mole demais, provavelmente a fruta está passada e você não deve comprá-la. Se ela estiver muito firme, é necessário esperar alguns dias para ela amadurecer.
Como escolher Na hora de comprar a fruta, verifique se a pitaya está com casca dura e sem manchas ou rachaduras. Se sua casca estiver esverdeada, a fruta ainda não está madura. Por outro lado, se estiver amarelada e soltando líquido, significa que está madura demais (e até passou do melhor ponto para consumo).
Existem algumas variedades de espécies e tonalidades diferentes da fruta. Entre as mais comuns estão as de casca vermelha e polpa branca; as de casca amarela com polpa branca; as de casca e polpa vermelhas, além da pitaia do cerrado. A de casca vermelha com polpa branca é a mais cultivada e comercializada, no entanto.
Sobre a Pitaya
Colheita. Uma planta pode produzir 200 a 250 frutos por pé e de 20 a 70 kg de pitaya. Em cada safra pode chegar a ter 9 floradas, e cada safra pode durar até 8 meses, sendo o pico de produção entre dezembro a maio.
Floração e frutificação No entanto, a pitaya orgânica é uma planta que oferece grandes quantidades de frutos em aproximadamente três safras anuais.
É bom lembrar que a pitaia é uma cactácea que gosta de luz e sol. Na adubação, use sempre adubos orgânicos, como estercos curtidos distribuindo-os ao redor da planta, mas sem que encostem no tronco.
Na manhã após a antese, as flores são desensacadas e, com auxílio de pincel, o pólen é colocado no estigma da flor, e, em seguida, a flor é novamente ensacada para evitar a interferência de agentes externos.” Ainda segundo Elisson, a polinização artificial é uma técnica simples, e pode ser aplicada pelos pequenos ...
No México, local de origem da pitaia, a polinização é feita por morcegos, já que é durante a noite que a flor se abre. Mas no Ceará, onde não há visita desses animais nas plantações, pesquisadores descobriram a importância das abelhas e mariposas nesse trabalho.
Passos
O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma espécie de polinização cruzada. Ou seja, ela precisa do pólen de uma outra planta de cupuaçu, que não seja um clone (mudas irmãs de estaquia ou alporques por exemplo).