Assim vermelho, laranja e amarelo aparecerão mais escuros com iluminação reduzida. ... Percebe-se que o vermelho parece muito mais vívido quando colocado entre tons escuros, enquanto o amarelo é muito mais vívido quando colocado entre tons com a mesma luminosidade ( que parecem desbotados, quase transparentes).
O Contraste da cor Contraste cromático é a relação entre as cores que define as suas diferenças. Quando duas cores diferentes entram em contraste, este intensifica as diferenças entre ambas.
O contraste pessoal é medido pela diferença entre a cor da pele, cor do olhos, cabelos e sobrancelhas entre si.
O esquema de cor Complementar é feito de duas cores opostas no Círculo Cromático, onde você pode posicionar uma cor quente contra uma cor fria, fazendo com que o contraste seja alto. Mas tenha cuidado ao usar estes estas combinação de cores, pois pode ser cores difíceis para visualizar em textos.
Lilás: Combina com laranja, rosa, violeta escuro, amarelo e branco; Preto é a cor universal: Combina com todas as outras cores, especialmente com laranja, rosa, verde salada, branco, vermelho ou amarelo.
Aristóteles concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. E, pautado pela mágica dos números, disse que eram em número de seis, o vermelho, o verde, azul, amarelo, preto e branco .
Qual a melhor maneira de combinar as cores?
O primeiro passo para criar uma paleta de cores é entender sobre a teoria das cores e o círculo cromático. Teoria das cores nada mais é do que o estudo das cores, desde a forma como os tons são interpretados pelo nosso cérebro até as maneiras de aplicá-las no dia a dia.
Para a arquiteta Elaine Gonzalez, juntar cores análogas - escolhendo uma cor primária - com um tom abaixo (ou acima) é uma boa ideia para criar combinações harmônicas. Dessa forma, você pode pintar uma das paredes com a cor principal, e as outras com tons mais claros, por exemplo.
As cores análogas estão dispostas bem próximas umas das outras dentro do círculo cromático, devido ao alto grau de proximidade. Elas também são chamadas de análogas porque apresentam mesma cor básica em meio à composição, a exemplo do amarelo-ouro e laranja-avermelhado que têm a cor laranja presente em cada uma.
Normalmente, as cores neutras costumam ser utilizadas como complemento das demais tonalidades, facilitando o uso de cores mais vivas e fortes sem prejudicar a harmonia do ambiente.
O preto é a cor mais escura, sendo o resultado da mistura de todas as cores (teoria de cores) ou bem, o resultado da falta parcial ou completa da luz.
Cores Terciárias – mistura de uma cor primária com uma secundária, como o vermelho-arroxeado. Há duas cores que não cabem nessas classificações, são elas o preto e o branco.
As cores secundárias são aquelas que surgem a partir da mistura de cores primárias. São elas: laranja, roxo e verde....Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias: