Outra forma de consultar o FGTS, é através da sua conta bancária da CAIXA, tanto no site, quanto no app do banco, você pode ir na opção “FGTS e serviços ao cidadão” depois em FGTS e por último clicar em EXTRATO. Caso prefira, também é possível realizar a consulta o extrato do seu FGTS nas agências da caixa.
Este significa que já está liberado o saque dos juros (JAM) que o seu FGTS rendeu.
Se optar pelo saque-aniversário, o trabalhador só perde o direito ao resgate do dinheiro do FGTS em caso de demissão, mas continua tendo direito ao saque para compra da casa própria, aposentadoria, doenças graves e demais casos previstos em lei, inclusive o saque emergencial.
O saque pode ser feito em até cinco dias úteis após o empregador comunicar a rescisão do contrato à Caixa.
Se optar pelo saque-aniversário, o trabalhador só perde o direito ao resgate do dinheiro do FGTS em caso de demissão, mas continua tendo direito ao saque para compra da casa própria, aposentadoria, doenças graves e demais casos previstos em lei, inclusive o saque emergencial.
Neste caso, se o trabalhador fez opção pelo saque-aniversário e solicitar mudança para saque-rescisão, a alteração surtirá efeito no primeiro dia do 25º mês subsequente ao da solicitação." Ou seja: se for demitido, vai passar dois anos sem acesso ao valor total depositado no fundo.
Vale ressaltar ainda que quem optou pelo saque-aniversário pode sacar o FGTS emergencial. "Trabalhadores que optaram pela modalidade do saque-aniversário não estão impedidos de sacar o FGTS emergencial. A saber, o prazo acaba em 31 de dezembro", explicou o jornal.
Resposta: A partir do momento em que o trabalhador tiver optado pelo saque-aniversário e quiser voltar ao saque-rescisão, terá de esperar dois anos a partir do momento em que comunicar a desistência do saque-aniversário para voltar a ter direito ao saque integral do fundo em caso de demissão sem justa causa.
Trabalhadores que sacaram FGTS estão com seguro-desemprego bloqueado; Entenda. ... Com isso, trabalhador terá que entrar com um recurso administrativo para ter os valores depositados em sua conta. Isso vem acontecendo porque, no cadastro do Ministério da Economia, constará mais de uma informação sobre o FGTS do trabalhador ...
É o caso do saque imediato de R$ 500, liberado em setembro do ano passado. Quando a última informação no sistema é de que a pessoa retirou dinheiro do fundo, sem ser pelo motivo citado, o seguro-desemprego é bloqueado.
Quem aderiu ao saque aniversário fica com FGTS bloqueado? Modalidade não dá direito ao saque do fundo em caso de demissão e isso é motivo de arrependimento para quem optou sem conhecer bem as regras. ... “A partir de 1º de janeiro de 2020, a opção realizada pelo sistemática de saque do FGTS tem efeito imediato.
Foram bloqueadas as contas com indício de duplicidade no pagamento do FGTS referente às parcelas da MP 927. Contudo, não necessariamente a empresa precisa ter pago a conta em duplicidade, mas pode ocorrer do mesmo empregado ter sido quitado duas vezes na compensação das parcelas. Ou ainda, por ser alguma falha.
Sim. O uso do saque emergencial não prejudica o direito de o valor do fundo de garantia se for demitido sem justa causa. ... Quem opta pelo saque-aniversário não pode sacar todo o valor do fundo de garantia se for demitido sem justa causa, apenas os 40% de multa.
Segundo a Caixa Econômica, a poupança será bloqueada no caso de o saldo ou a soma de todos os depósitos nela exceder os R$ 3 mil duas vezes no período de um ano. Ou seja: se esse valor ultrapassar o limite apenas uma vez, a conta não é bloqueada; na vez seguinte, entretanto, isso acontece.
Como sacar o FGTS
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.
Como sacar o FGTS
Vale frisar que você não pode realizar o saque do benefício após o pedido de demissão. Porém, se o trabalhador ficar três anos direto fora do regime CLT, é permitido o saque do saldo integral do FGTS.