O ideal é que a abobrinha esteja com a coloração da casca bem verde e brilhante textura firme e com a polpa branca - quanto mais velha, ou madura, a casca vai ficando com um tom mais claro e a polpa mais amarelada e mole, com sabor levemente amargo.
Para garantir que a abobrinha não amargue, basta desidratar seu suco com sal ou fazer uma solução salina. Para isso, corte a abobrinha em rodelas ou cubos, lave bem com água e deposite em uma peneira. Adicione sal e deixe-a desidratar por mais ou menos 2 horas, depois enxágue bem.
Deixe de 10 a 15 minutos (veja o rótulo da embalagem). Depois escorra as abobrinhas e seque bem com papel toalha. Coloque no saco plástico e leve para geladeira. A abobrinha crua vai durar de cinco a sete dias na geladeira sem perder suas propriedades.
Segure o ralador com uma mão, inclinando o lado com furos maiores para cima para facilitar o acesso. Coloque o vegetal firmemente nesse lado e movimente-o para cima e para baixo até terminar. Se tiver um processador, você pode usar a lâmina raladora para cortar a abobrinha.
Posso comer a casca e as sementes da abobrinha? Se você tinha aquele trabalho todo de descascar e retirar as sementes da abobrinha, a nutricionista Thayana Albuquerque tem uma boa notícia. Você não só pode, como deve consumir a abobrinha com casca e sementes.
Descasque a abobrinha se não quiser a casca em suas receitas. Corte a abobrinha ao meio longitudinalmente se ela tiver mais de 20 cm de comprimento. Retire as sementes maduras do centro. Se estiver ralando uma abobrinha muito grande, corte-a em quartos.
Fios de espaguete podem ser feitos com um descascador de vegetais ou um fatiador.
Como fazer: Corte a abobrinha com casca em palitos. Tente manter o tamanho e espessura igual em todos eles. Misture todos os ingredientes acima e espalhe em um recipiente pequeno e de fundo reto. Banhe as lâminas nesta mistura, envolvendo todos os lados no tempero.
Com o auxílio de uma faca, fatie as abobrinhas em laminas finas, no sentido do comprimento e corte cada fatia em tiras bem finas, como um espaguete. Coloque-as aos poucos em água fervente com meia colher (chá) de sal e cozinhe rapidamente (cerca de 1 minuto) apenas para que amoleça levemente.
Armazene o espaguete no congelador por até um ano. Como a maioria das formas de abobrinha de verão, você pode guardar a sua no congelador por até 12 meses.
Congelar abobrinhas sem branqueamento:
Como congelar abobrinha
Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Depois de descongelados, precisam necessariamente passar por alguma forma de cozimento. ... Agora, tem vegetal que não fica bom depois de congelado, mesmo com todos os cuidados. Por exemplo: abobrinha e batata.
- Chuchu: corte em cubos e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 8 meses. O chuchu depois de congelado fica mole, mas pode ser usado para fazer uma bela sopa!
Você pode congelar a beringela como os outros legumes, quando ela estiver crua oo ideal é fazer branqueamento antes, para ela permanecer saborosa.
Outra boa forma de preservar as berinjelas é colocá-las em frascos ou potes de conserva embaladas a vácuo. Neste caso, também será necessário antes lavar, cortar e cozinhar as berinjelas -por exemplo, assadas ao forno ou na brasa-, como também deverá esterilizar os potes de vidro que for usar.
Há duas formas de congelar berinjela recheada:
Pique o alimento com casca e, depois de higienizado, coloque em água fervente por cerca de um minuto. Depois coloque o legume, imediatamente, em uma vasilha com água gelada. Escorra o alimento e guarde em um saquinho, retirando o máximo possível de ar.
Armazene frutas e hortaliças em temperatura adequada Morangos, uvas e alface, por exemplo, são sensíveis ao calor e tendem a estragar mais rápido se não estiverem sujeitos a temperaturas altas. O correto é utilizar um expositor refrigerado para manter a temperatura ideal.
Quando picado, deve obrigatoriamente ser mantido embalado ou em vasilha tampada na geladeira, conservando-se por até cinco dias depois de picado. Para congelar o repolho, retire as folhas externas caso estas estejam murchas ou danificadas. Corte o repolho em 4 partes, ou em tiras finas.
A técnica é bem simples: lave as verduras, seque bem e guarde em um saco ou pote fechado com papel toalha dentro. Deixe o recipiente na parte inferior da geladeira, onde é menos frio, pois as temperaturas baixas podem queimar as folhas.
Para armazenar, utilize potes de plásticos e papel toalha. Cubra o fundo do pote com o papel toalha e coloque uma camada de verdura. A camada de verdura não pode ser muito grossa. Depois coloque outra folha de papel toalha e mais uma camada de verdura.