Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos que, segundo a mitologia romana, estão diretamente ligados à fundação de Roma, tendo sido Rômulo especificamente o fundador da cidade. Segundo a lenda, filhos do Rei Marte e de Reia, os irmãos foram atirados a um rio para morrerem afogados.
Rômulo e Remo resolvem fundar uma cidade no local onde haviam sido encontrados. Rômulo desejava colocar o nome de Roma e edificá-la sobre o Palatino (leia mais sobre o Palatino clicando aqui), porém Remo queria nomeá-la de Remora e construí-la no Aventino.
A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
A sociedade estamental era o tipo de estrutura social existente antes da Sociedade Industrial; era dividida em estamentos (grupos sociais) e não permitia a ascensão social.
Estamentos são estratificações sociais mais abertas que as castas, pois se baseiam em status social e honra, para predeterminar as imposições que decairão sobre o indivíduo em forma de leis e condutas sociais (um exemplo da era medieval seria a diferença social entre nobre e servo).